O poder do hábito

lista de pendências

– Bom dia, como vai o senhor?
– Estou ótimo, melhor do que mereço. E você?

A conversa acima aconteceu sábado, dentro de um Uber. Eu estava a caminho do velório do pai de uma amiga. Dei aquela resposta automática, “estou ótima também”, mas comecei a pensar no quanto aquilo era verdade, principalmente naquele momento.

Minha amiga acabara de perder o pai. Não consigo imaginar muitas coisas mais difíceis do que a morte. Pensei em todo sofrimento dela. E tive vontade de dizer ao motorista que, na verdade, estou muito melhor do que mereço, mesmo que não me dê conta disso.

Meus pais estão cheios de saúde, faço o que gosto, moro numa casa do jeito que sempre quis, casei com um cara muito melhor do que eu, os boletos estão em dia.

Ainda falta? Sim. Mas absolutamente nada que possa me fazer sentir infeliz e mesmo assim me pego insatisfeita muitas vezes ao dia.

A gente foca no que nos falta. Fazemos lista para tudo e nos enchemos de cobranças nem sempre necessárias. Estou cheia de coisas pra fazer esta semana, mas hoje, quando acordei, fiz uma lista diferente. Escrevi tudo que fiz no final de semana:

– Jantei com amigos
– Levei conforto a uma amiga quando ela precisou – e não apenas quando eu podia.
– Comi feijoada, porque não acredito que toda a carne no Brasil esteja condenada. E sobrevivi.
– Dei uma cochilada deliciosa no fim do dia
– Fiz um FaceTime com o marido, que está viajando
– Vi Hidden Figures, que em português tem o ridículo nome de Estrelas Além do Tempo. Apesar de o filme ser leve, trata de 200 tipos de preconceitos de uma vez só. Gostei muito.
– Pedi pizza e tomei vinho.
– Dormi tarde.
– Acordei cedo.
– Passei o dia organizando algumas coisas em casa. Eu fico feliz de arrumar a casa mesmo num domingo
– Fiz um FaceTime com o boy
– Li mais um pouco de O Poder do Hábito, um livro fascinante sobre o funcionamento do cérebro e a formação de nossos hábitos, claro.
– Fiz outro FaceTime
– Vi um pouco do noticiário, li jornal.
– Postei uma coisinha só no Facebook. Comentei alguns posts.
– Comi a sobra do meu almoço de sexta
– Li mais um pouco.
– Brinquei com o gato.
– Acabou o domingo.

Quando terminei a lista, percebi que não fiz nada de espetacular, mas entendi o que o motorista do Uber quis dizer. A vida não precisa ser espetacular, apenas boa. No fundo é isso, a maioria de nós está melhor do que merece e nem se dá conta disso.

Boa semana, pessoas.

Sobre mariliz pereira jorge

Sou jornalista, moro no Rio, mas vivo com um pé – e metade do coração – em São Paulo, onde morei até maio de 2012. Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outros. E gosto de transformar isso em palavras, em frases e histórias. Hoje, sou colunista da Folha de S.Paulo, da revista GQ, roteirista de TV e dona do meu nariz. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Fui editora da Folha de S.Paulo, da TV Globo, das revistas Women’s Health e Men’s Health, repórter de Veja, além de ter contribuído para veículos como O Estado de S.Paulo, revistas Nova, VIP, Viva Saúde entre outros. Dei minhas voltinhas no mundo da publicidade, produzindo conteúdo para Brastemp, Consul e Itaú.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O poder do hábito

  1. Brbara Reis disse:

    Muito bom!!!

    Parabéns!

    Bárbara Reis. Skype: barbara.reis27 Instagram: @eubarbarareis

    “As melhores coisas da vida não são coisas.” Art Buchwald

    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s