O doping está entre nós

Uma pesquisa feita com jogadores de pôquer constatou que 73% deles usam alguma substância pra aumentar a concentração, 11% para manter a calma, outros 11% para ficar acordado e 2% para melhorar a memória. Os dados impressionam porque pôquer –e deve acontecer o mesmo no xadrez–, não é um esporte de desempenho físico, mas mental. Mesmo assim, os praticantes dão lá seu jeito de ficar mais acordados, mais concentrados, mais sabidos do que os outros.

doping

Parece natural, então, que quando um atleta precisa aumentar sua força muscular, sua energia e, consequentemente, sua performance, seja tentado a usar até o que não pode. Veja, não estou defendendo o uso de doping, mas depois de tantos casos envolvendo atletas excepcionais –e eles não são excepcionais apenas porque tomam boleta–, me parece hipocrisia achar que entre os milhares de praticantes haja apenas alguns mal intencionados.

Em 2003, a “Sports Illustrated” publicou reportagem sobre o Comitê Olímpico Americano, que havia encoberto o doping de mais de cem atletas, incluindo 19 medalhistas olímpicos, como…

Para ler mais, clique:
O doping está entre nós

Sobre mariliz pereira jorge

Sou jornalista, moro no Rio, mas vivo com um pé – e metade do coração – em São Paulo, onde morei até maio de 2012. Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outros. E gosto de transformar isso em palavras, em frases e histórias. Hoje, sou colunista da Folha de S.Paulo, da revista GQ, roteirista de TV e dona do meu nariz. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Fui editora da Folha de S.Paulo, da TV Globo, das revistas Women’s Health e Men’s Health, repórter de Veja, além de ter contribuído para veículos como O Estado de S.Paulo, revistas Nova, VIP, Viva Saúde entre outros. Dei minhas voltinhas no mundo da publicidade, produzindo conteúdo para Brastemp, Consul e Itaú.
Esse post foi publicado em Folha de S.Paulo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s