Do chão a gente não passa

TELEFONE 2

O pior sofrimento é aquele que a gente antecipa. Está tudo bem, o vento está a favor, os sinais estão verdes, as pessoas estão sorrindo, mas nem assim, a gente consegue acreditar que vai dar certo. Acho que se eu fosse um peixe, morreria só de dar de cara com o anzol. De susto.

Medo? Não, nem de longe, é só vontade de controlar a situação, de saber o que vai acontecer, de ter respostas. Tem coisa pior do que você ir a uma entrevista de emprego e ouvir: a gente entra em contato com você. Ou o cara te levar em casa depois de uma noite deliciosa e dizer: a gente se fala. Como assim, a gente entra em contato? Como assim, a gente se fala? Quero saber agora!

E começa o sofrimento.

A gente acha que o cara vai tomar o chá de sumiço. Que o currículo vai parar no lixo. Que não vai passar no teste. Que não vai terminar o trabalho. Que não vai ser promovida. Que vai ser demitida. Que não vai entrar no vestido na hora da festa. Que vai estar gorda no verão. Que a celulite vai gritar na hora que a canga cair. Que não será uma boa mãe. Que não vai conseguir nem trocar uma fralda. Que o bolo vai queimar. Que o suflê não vai crescer. Que vai colocar sal demais na comida. Ou de menos. Que a cerveja não vai gelar. Que ele não vai ligar. Que vai ter insônia. Que o peixe do aquário vai morrer. Que a horta na varanda não vai vingar. Que não vai conseguir dormir durante o vôo. Que as malas vão se perder no caminho. Que vai perder o ônibus. Ou o trem. Que a gasolina vai acabar. Que vai chover no fim de semana. Que a faxineira vai dar o cano. Que o celular vai ficar sem sinal. Que os ingressos vão esgotar. Que vai ter fila. Que vai ter trânsito. Que vai ser caro. Que não será bom. Que ele não vai ligar.

Passa um filme na cabeça. A gente já sabe a história toda. Está tudo fadado ao fracasso. Eita vida injusta!

Será? No fundo, tudo drama. Tudo ansiedade. Tudo parte do meu show. Mas tem um nome e atende por gastrite.

Hoje, li numa rede social, que não se deve criar expectativas. Já pensou que vida sem graça? Quero mais é perder a noite de sono, sentir o estômago dar voltas, a cabeça latejar. Não dá pra viver sem sonhar, sem querer, sem esperar. Fica tudo assim, sem cor, sem sabor, sem a tal da graça. Só vale a pena se a gente se jogar de cabeça no sonho, seja ele do tamanho que for. Do chão a gente não passa. Mesmo que seja com sofrimento. E daí? Vai que ele liga. Vai que dá tudo certo.

Siga a página do blog no Facebook https://www.facebook.com/mpjota

Sobre mariliz pereira jorge

Sou jornalista, moro no Rio, mas vivo com um pé – e metade do coração – em São Paulo, onde morei até maio de 2012. Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outros. E gosto de transformar isso em palavras, em frases e histórias. Hoje, sou colunista da Folha de S.Paulo, da revista GQ, roteirista de TV e dona do meu nariz. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Fui editora da Folha de S.Paulo, da TV Globo, das revistas Women’s Health e Men’s Health, repórter de Veja, além de ter contribuído para veículos como O Estado de S.Paulo, revistas Nova, VIP, Viva Saúde entre outros. Dei minhas voltinhas no mundo da publicidade, produzindo conteúdo para Brastemp, Consul e Itaú.
Esse post foi publicado em Coisas da vida e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Do chão a gente não passa

  1. Cristiane Fico disse:

    Aaaaaaaaa pra que sofrer????

  2. Jane Krauthamer disse:

    “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”.
    Raul Seixas

  3. cleusa maria goncalves gomes disse:

    Amei o texto,hj era tudo que eu precisava ler,pois estou mega ansiosa,obrigada

  4. Cleide A. F. Rodrigues disse:

    Adorei -parabéns menina -você coloca no papel os nossos sentimentos.

  5. Também sou assim, Mariliz. Penso sempre que tudo vai dar errado, e às vezes até me surpreendo quando as coisas dão certo. Mas vc tem toda a razão, se for pra viver sem expectativa, que graça há?

  6. Elaine disse:

    perfeito. parece que sou eu mesma falando. mas às vezes convém dar uma folga pro estômago. 🙂

  7. Fernando disse:

    Metade dos nossos sofrimentos não chega a acontecer de verdade… quanta vida perdida na ansiedade

  8. Estela disse:

    É bem por aí mesmo… rs! E estou pra te falar que essa parte sobre você ” Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer..” também tem muito a ver comigo! 🙂

  9. Estou apaixonada pelos seus textos, fáceis, gostosos de ler! Espero um dia escrever assim, comecei um blog agora, ficaria muito feliz se você pudesse dar uma passada lá e me contar o que acha 🙂

  10. Lenivaldo Silva disse:

    É bem verdade que eu queria não sofrer por antecipação, mas na maioria das vezes não tem jeito. Porém, tenho tentado praticar cada vez mais essa coisa de relaxar quanto aos acontecimentos que não estão sobre o meu controle.
    Também compartilho da filosofia de se jogar de cabeça num sonho, mesmo que faça sofrer. Jea dizia Shakespeare, todo mundo que chegar no topo da montanha, mas o maior aprendizado acontece na escala.

    Adorei seu blog. Vou te seguir.

    Abraço.

  11. Alexandre disse:

    Parabéns pela forma de pensar e escrever. Espetacular….
    Abraço!

  12. Mah disse:

    Ansiosamente esperando seus novos textos…

  13. Camila Nogueira disse:

    Faz um livro eu amo seus post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s