Seja a mulher que seu ex vai sentir falta

sorria 2

Já faz algum tempo, recebi uma mensagem de um ex-namorado, que dizia: “vou passar o resto da vida me perguntando por que não deu certo”. Eu tinha todas as respostas, mas achei que nem era mais hora de falar.

Depois de oito anos de namoro, ele ficou em dúvida. Sofri com a dúvida dele. Mas a dúvida dele acendeu um ponto de interrogação dentro de mim. Terminei o namoro e não olhei pra trás. Nunca olho.

Sofro como um cachorro por um amor que quero que dê certo, mas quando desisto, deixo de lado como meia lata de cerveja quente. Você sabe que era bom, mas jamais será novamente.

Nem vem ao caso se sou ou não uma namorada inesquecível, mas fiquei pensando o que faz uma mulher se tornar assim tão singular para um homem. E nem estou falando de homens atormentados, daqueles que gostam de sofrer nas mãos de mulheres malvadas, aquelas que gostam somente delas e nada além delas mesmas. Homens se deixam seduzir por criaturas assim. Bem, quem não deixa?

Mas, então, me lembrei de um amigo que, depois de anos de libertinagem barata, começou a namorar. Sumiu, desapareceu, escafedeu-se, um dos maiores baladeiros e pegadores que já conheci na noite paulistana. “Ela não é a mulher que mais amei, mas é a que me faz mais feliz. Vou casar”, me disse.

Ela me ama; ri das merdas que eu falo; não é linda, mas se cuida; tem um cheiro gostoso; cuida da vida dela; é independente, mas me pede ajuda pra usar um pendrive; está sempre ocupada, mas nunca deixa de atender quando eu ligo; é parceira, descolada, maluquete; aguenta meus ataques de mau humor; quer sexo sempre; é ciumenta, mas até acho graça, eu era um galinha. “Sabe como é, mulher tá fácil hoje, mas dessas que fazem a gente feliz mais do que uma semana… encontrei poucas.”

Sempre penso no que faz uma história dar certo ou não. E, no fundo, acho uma bobagem quando dizem que melhor do que ser amado, é amar. Não tem nada melhor na vida do que sentir, ver, ouvir, ler, que alguém perde seu precioso tempo pensando, querendo, gastando, amando você.

Mas é verdade que amar alguém é uma arte. Quem ama abre mão de si mesmo muitas vezes. Esquece convicções. Pede desculpas mesmo quando acha que está certo. Sofre de saudade. Morre de ciúme. Parcela passagem em 12 vezes. Sorri quando o telefone toca. Tem dor de barriga quando ele lê sua mensagem no whatsapp – e não responde. A gente fica praticamente ridícula.

Mas o outro, que também ama (e essa é a melhor parte), acha a gente, que no fundo é ridícula, o último biscoito do pacote, a última cerveja gelada do deserto, os últimos 5% de bateria no celular.

Amor é isso.

O importante é que a gente nunca seja mais ou menos. Que a gente faça tudo mesmo por amor. Que seja especial. Que seja inesquecível. Seja o tipo de mulher, que os nossos ex-namorados vão sempre lembrar e pensar: que pena que não deu certo.

Siga a página do blog no Facebook https://www.facebook.com/mpjota

Sobre mariliz pereira jorge

Sou jornalista, moro no Rio, mas vivo com um pé – e metade do coração – em São Paulo, onde morei até maio de 2012. Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outros. E gosto de transformar isso em palavras, em frases e histórias. Hoje, sou colunista da Folha de S.Paulo, da revista GQ, roteirista de TV e dona do meu nariz. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Fui editora da Folha de S.Paulo, da TV Globo, das revistas Women’s Health e Men’s Health, repórter de Veja, além de ter contribuído para veículos como O Estado de S.Paulo, revistas Nova, VIP, Viva Saúde entre outros. Dei minhas voltinhas no mundo da publicidade, produzindo conteúdo para Brastemp, Consul e Itaú.
Esse post foi publicado em Coisas do coração e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

318 respostas para Seja a mulher que seu ex vai sentir falta

  1. patricia vieitez disse:

    Muito romântico o texto. Mas é difícil ser a inesquecível depois do desgaste que um relacionamento naturalmente sofre com o tempo. Dez, 15 anos de casamento ou namoro nunca deixam a pessoa inesquecível pelas boas coisas que foram vividas. elas se apagam com as dificuldades do dia a dia. Infelizmente

    • Bia Doria disse:

      Ser inesquecível está relacionado com a forma autêntica e legítima como nos entregamos à uma relação. Não fazer nada que alguém te aconselhou pq não seria vc, atender só qdo quiser, ligar sempre que der vontade. Não fazer nada por obrigação e fazer tudo com comprometimento. Não ser egoísta sem ser submissa, ser independente, mas desejar (e aceitar, principalmente) cuidados. Ser inesquecível é exatamente jamais ser apagada pelas dificuldades do dia-a-dia. 😉

      • mariliz pereira jorge disse:

        É isso. Que bom que vc entendeu! Bjsss

      • San Ferraz disse:

        Disse tudo Bia ! Amar demanda muito, então tem mesmo que ser inesquecível, para os dois… o desgaste, os momentos ruins fazem parte, mas, pelo menos no meu caso, eles se apagam com o tempo… e ainda bem que se apagam. Um abraço !

      • Karina disse:

        Que bom que voce tambem pensa assim, Bia!

    • Engano seu, Patrícia…Depois de 17 anos de convivência e uma separação meu ex ainda continua sendo inesquecível..Já fazem 14 anos…Mas me pergunto ainda “porque não deu certo” ? …..

      • Lucas Martinez disse:

        Eu tive uma mulher que sinto falta, sinto falta por ter sido um desatencioso, mas antes de mais nada por que ela era minha parceira, conforme o texto, sai com geral só que nenhuma destas garotas me fazem sentir o minimo de afeto, companheirismo, mas ela é diferente, lembro a data de aniversário, do primeiro encontro no Kabar entre outras coisas.
        Sempre falo aos meus amigos que se algo diferente acontecer, por que a dor de estragar algo perfeito é imensa.
        Ela não era a mais linda, e eu nem sabia que a amava tanto, mas foi a unica que amei.

    • Karina disse:

      Foi a coisa mais pessimista que li!

    • Adriana disse:

      Boa observação.

      • juliana disse:

        Apenas uma pergunta. Sera que todos que lerão este texto estão com problemas amorosos?Pois sim acho! pra que entrariam numa pagina com um texto controlador, onde em alguma linha nos identificamos. Não acha?

    • Luis Gustavo Blanco disse:

      Nem sempre. Quando encontra uma pessoa que vc tem prazer de estar ao lado e conversar, as dificuldades diminuem…
      Essas pessoas que vc quer estar ao lado.
      Tente sempre ser feliz, sempre se doe (mesmo que doa algumas vezes) e viva o amor eterno enquanto dure.

  2. emilce disse:

    Achei maravilhoso ,recebi de uma sobrinha que vive em São Paulo.Que bom saber que,além de inteligentes somos muito mais nós mesma!Obrigada pelo Texto.

  3. NETE CAMPOS disse:

    Não quero ser a mulher que meu Ex irá sentir falta, ” vc sabe que era bom, mas jamais será novamente” boa comparação com meia lata de cerveja quente.
    Pra mim não importa se ele sentirá falta ou não. Prefiro pensar em uma outra oportunidade com um outro homem.
    É isso que meu ex significa PRA MIM “meia lata de cerveja quente”.

    • cristiane disse:

      Tu disse tudo! !!que se dane o que ex pensa!!se e ex e porque nao foi tao bom…quero que ex se exploda. ..esse texto e de quem nao tem o que fazer.

      • Ex o queee disse:

        kkkkkk

      • anderson disse:

        Aí depende né? Nem sempre o/a ex é 100% errado. Se for pensar que, se é EX é porque não foi tão bom, então você também não foi tão boa né Cris? É claro que você pode ter tido azar de ter encontrado um babaca, mas tem que parar pra pensar um pouquinho pra entender porque não deu certo, porque SEMPRE tem erros dos 2 lados. Dizer que a culpa é do outro é muito fácil, difícil é conseguir enxergar os próprios defeitos e trabalhar neles.

      • sandra disse:

        kkkkkkkkkkkkkkk…mandou bem!!!

      • Cleilson disse:

        Quando um relaciona acaba ou entra em uma grave crise, juntamente com a crise/perda ganhamos uma grande chance de melhorarmos como pessoa e quem sabe, sermos melhores parceiros para nossos futuros amores.

      • Naiara disse:

        Mais sem ter oq fazer ainda é voce! vc deve ser péssima ex e atual…

    • anderson disse:

      Quando você pensa no EX depois de ter terminado o relacionamento é uma coisa. Agora pensa o seguinte, se vocês terminassem hoje (por qualquer motivo), ele sentiria falta de você, ou iria se sentir aliviado por ter se livrado? Acredito que é essa a intenção do texto. Não adianta você entrar em um relacionamento apenas pra se beneficiar, sugando o que a pessoa tem de bom. Tem que se doar e entrar de cabeça, ficar com um pé dentro e outro fora não funciona pra relacionamento de verdade.

      • Fernando Pessoa disse:

        Caro Anderson, há pessoas que soltam o cordão umbilical sem dificuldades, outros se apegam a ele mesmo sofrendo.
        Se foi bom, a falta de algo sempre existirá. De um cheiro, de um sexo, mesmo de um diálogo, enfim, várias coisas podem te lembrar o ex. Agora a idéia final do texto é ridícula porquê ele saberá sempre o porquê, mesmo que negue, mas a resposta está no seu íntimo. Dar certo não é ter continuidade na relação, não é casamento, dar certo é um período de tempo em que as coisas funcionam de maneira adequada para o casal, não para uma pessoa, mesmo que seja conveniente para apenas uma parte da relação. Não existem parâmetros para medir isso, porquê nenhum relacionamento é igual ao outro. A melhor parte do texto é a do amigo pegador e o que ele encontrou em uma pessoa, e no fundo é o que buscamos, não somente amor, mas comprometimento e felicidade. Você pode não amar, mas as vezes é melhor conviver em uma relação saudável do que uma prejudicial cheia de “amor”. Eu amei minhas ex e sei exatamente o porquê de não ter dado certo, assim como elas, mas não foi uma relação fracassada, ela deu certo por vários anos. Confesso que não casei por amor, segui racionalmente a linha do amigo da autora, e vivo bem. Tenho as partes boas e ruins de uma pessoa que está ligada a mim, quando você opta por estar com alguém, tem quer ter a consciência que estará levando a melhor e a pior parte dessa mesma pessoa com você e que tudo o que você viveu com outra pessoa no passado virou nada mais que história de um livro que ficará guardado na estante das lembranças. Algumas pessoas não entendem que a palavra passado quer dizer o que foi, o que não volta mais, que é história documentada por sentimentos pessoais e intransferíveis.

      • ivani disse:

        concordo…. isso é verdade so não consigo ser assim.

      • Patrícia disse:

        Muito bom Anderson…adorei o respaldo frente ao texto!

    • Bruno disse:

      Acho que esse texto tem muito mais haver conosco mesmo. Com a forma que nos entregamos a uma relação, seja qual for.
      O texto não quer que vc finja ser a mulher maravilha, se vc não é realmente!

      A lição que tiro deste texto, fora de todo o romantismo, é ser você mesmo sempre… Sem se sentir obrigada a nada.

      Eu quero sim, ser aquele que, qualquer pessoa, não importa o motivo pelo qual tenha saído da minha vida, irá sentir falta… Não quero ser a “meia lata de cerveja quente”, mas quero que as pessoas saibam o quanto poderia ter sido “gostosa” se tivessem me “tomado enquanto estava gelada”!

      • mariliz pereira jorge disse:

        Bruno, é isso. Só isso. Bjs e obrigada por ter entendido.

    • Camila Marin disse:

      Na verdade adorei o texto…. é um texto para refletir e não dizer que tu estas preocupada com o que teu ex está pensando….. mas que tu foi de alguma forma, verdadeira e se entregou (a tua vida) para estar ao lado dele e ele se da conta somente disso quando não a tens mais ao lado.
      E realmente…. que se dane o que ele sente ou pensa agora… teve tempo o suficiente de perceber antes, agoara é tarde.

      Mas sim, eu me doei por alguém que só percebeu isso agora que acabou….

    • Claudete disse:

      Gostei.
      Seja a mulher maravilhosa para o seu atual parceiro!

  4. Chrys Barcellos disse:

    Não há receita básica, tudo no amor é relativo e o que digo sempre para minhas amigas que nunca entendem os homens, por mais previsíveis que eles sejam, e que elas devem respeitar suas personalidades, corpos, posturas e estilos de vida, maquiagem só no rosto, não na vida, se alguém gostar de vocês, vão gostar de como são e não de um personagem que agrada. Sendo autênticas, sempre deixarão uma marca em quem esteve com vocês. Mostrem-se o máximo possível, nós adoramos !!!

  5. Érika disse:

    Sim muitas mulheres são inesqueciveis na vida de um homem principalmente se elas fazem ele crescer, melhorar e ser eles mesmo. Quando um amor assim acaba ele pode arrumar outros mas nunca vai se esquecer daquela mulher que o fez feliz e o ensinou a ser ele mesmo

    • Julianna Mota disse:

      Erika, a verdade é que todas queremos ter este status, de inesquecíveis, porém ser inesquecível para um homem por tê-lo ajudado a melhorar não é motivo de honra e sim pressuposto de nossas funções quando amamos. Dificilmente eles se lembrarão de nós, pois passados os dia de crescimento eles se vão… firmes, fortes em busca de outros sonhos que quando conosco sequer pensavam em sonhar. Fica a certeza, para nós, de que eles nos são inesquecíveis, então isso carregamos no peito, a isso chamamos de amor.
      Um beijo enorme para vc,
      Julianna

      • ismael disse:

        Se engana achando que não sonhamos em fazer de tudo com uma pessoa.. sou apaixonaxo por uma velha amiga.. desde a minha infancia.. ate hoje aonda.. mas nao sou correspondido.

  6. Janaina do Carmo Lourenço disse:

    Engraçado como nós mulheres inesquecíveis, felizes e por realizarmos por sermos nós mesmas, nos identificamos. Podemos sim ser inesquecíveis depois de uma vida de companheirismo e luta, acho que isso é postura de vida, é olhar para vida com amor todos os dias… eu sei, tem o dia da TPM, da pouca grana, da correria, das maldades todas da vida, mas mesmo assim, tem um gesto, um toque, um perfume, que nos faz diferentes… uma comidinha, um chamego… algo só nosso. Ache você mesma antes de achar o amor, que ai fica mais fácil! E fica fria, ele esbarra em você daqui a pouco! Obrigada pelo lindo texto Mariliz.

  7. Amanda disse:

    Amei seu texto. Diz muito sobre o que é que faz a gente ficar e o que faz que eles queiram que a gente fique do lado deles…Intenso e lindo!

    • luana disse:

      Amar é muito bom,claro mas sempre se tem medo de sofrer,é dificil lidar com lembranças do passado do seu ex,o que se fazer?

  8. Carol disse:

    O texto é muito bonito, mas acho melhor ser a atual que o namorado/marido dá valor! Hehe

  9. Fenomenal o texto, Mariliz.

    O que a maioria das pessoas não percebe é que a espiral de desespero e carência após uma separação é exatamente o que faz o ex (no caso, o que terminou) querer sumir do mapa.

    Quando a pessoa leva numa boa e segue com a vida, as chances do outro voltar arrependido são bem maiores.

    Tudo de bom,
    Vinícius Santucci

    • morena disse:

      Concordo com você, Vinicius.

    • Desculpa, Vinícius…mas ainda está pra nascer a pessoa que perde um amor e “leva na boa”. Quem ama, sofre sim com a perda, é natural. Oque eu acredito não ter sentido é criar-se “regras” ou uma cartilha a ser seguida para reconquistar. E quem comprou seus kits milagrosos mas nunca recebeu a entrega, como faz pra “reconquistar”?? Tem várias pessoas na sua page do face indignadas por terem sido lesadas. Manda a dica aí, Mr M da paixão. !

  10. Compartilhei em minha página, espero que não se importe:

    Tudo de bom,
    Vinícius Santucci

  11. catia disse:

    Eu devo ser desse tipo… Pq todos os meus ex, depois de algum tempo sempre me procuram… E se eu deixasse “ate” tentariam de novo!!!

  12. Valentina disse:

    Na boa… pra que eu quero ser uma mulher para o meu ex namorado nunca se esquecer???? Mulheres: DEVEMOS SER A MULHER DA VIDA DE NOSSOS HOMENS… E QUE NUNCA SEJAM EX!!!!! E outra coisa: se vc é realmente uma mulher muito especial, nenhum homem vai querer ser EX… ele vai querer ser o seu atual e futuro pra sempre!!!! E VAI DAR CERTO!!!!!!!!

    • SANDRA disse:

      É o que eu busco.

      • Mais eu disse:

        Mulher da vida de ex? De atual? Eu não quero ser mulher da vida de homem nenhum! Quero ser a mulher da minha vida! E sou muito feliz com o homem que escolhi para ter ao meu lado e que, por sorte, também me escolheu… 🙂

        A propósito, não basta querer e amar para dar certo. Vocês já são mulheres crescidas, parem de acreditar em contos de fadas, eles são pura ilusão que nos causa o maior sofrimento… E não trazem nada de bom.

    • Debora disse:

      Eu prefiro ser a mulher da minha própria vida. Sou feliz assim, apesar de.

      • Wilson disse:

        Quanta paleta se achando filé mignon… quanta mulher mal amada que não entendeu a essência do texto. À vocês mulheres que estão se achando a última bolacha do pacote e acreditam ser imprescindíveis na vida de seus companheiros: Será que vocês são tudo isso realmente? Deveriam sim, fazer uma forcinha e tentarem ser como a autora disse… inesquecíveis.

      • Carla disse:

        Quando um homem acusa outra mulher de “mal amada” é porque tbm sofre do mesmo problema (para o Wilson). Afinal, o que leva um homem a entrar num blog feminino com várias mulheres analisando suas vidas sentimentais a dar palpite? “Sensível” é que não é.

      • mariliz pereira jorge disse:

        Carla, eu ri com o seu comentario! Bjsss

    • DONIZETE PABLO MOREIRA DANTAS disse:

      ESSA SIM REALMENTE É UMA MULHER DE VERDADE ! PARABENS ………..

    • Paula disse:

      Concordo! Qual o mérito em ser ex?

  13. luana disse:

    Pois é, amor é estar disposto a fazer essas coisas sem esforço. É pura ressonância.
    É sofrer de “lonjura”.
    “Amor, é o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos”.

  14. Parabéns , Mari. Lindo texto.

  15. Mariliz,

    Sinceramente, você não é ridícula, não te conheço, mas tenho certeza que você não é. Mas acho que seu texto acaba sendo sim. É minha opinião. Desculpe pela frase forte logo de início, mas é sinceramente o que eu acredito : que você seja uma pessoa muito maior e muito melhor do que expressa este seu texto.

    Independentemente de questão de gênero (pois nesse ponto eu poderia abrir um debate importante, mas me sinto na impossibilidade, pois eu sou o homem ‘a parte beneficiada no contexto social’ e você mulher ‘a parte naturalmente diminuída ou prejudicada nos contextos sociais’. Vou fugir desse debate também porque provavelmente diria besteiras. Admiro muito teorias e ideias feministas, diversos deles, mas não tenho consistência nem base o suficiente para argumentar.

    Então vou levar para o lado humanista, pessoal, que é onde posso falar alguma coisa.

    Você pode se valorizar de uma forma que não essa. Começa não pautando seu valor naquilo que um ex-namorado pensa de você. Eu mesmo tenho dificuldade com esse tipo de pensamento, óbvio que me preocupo, não só com hipotéticos ex-namorados, mas com todos, ex-amigos, antigos amigos, desconhecidos… acho natural nos preocuparmos com o que os outros pensam e como enxergam a gente. Mas, o mínimo que podemos fazer em relação a isso, é termos consciencia de que deveria ser uma das nossas menores preocupações.

    O que eu posso trazer, o que acho que posso acrescentar (pois até agora só critiquei coisas):

    – Numa relação é preciso enxergar a si mesmo e ao outro : vejo muitos casais que vivem numa relação de uma via só, em que uma pessoa se desdobra e a outra apenas toca do jeito que dá. Nitidamente, mesmo estando de fora, fica claro que uma pessoa ama e a outra não. Às vezes aquela que ama acha que pode ‘dobrar’, ou ‘conquistar’ o outro… mas se submetendo ao outro dificilmente isso vai acontecer. No mínimo é preciso mostrar ao outro a sua importância a diferença que você faz na vida dele. E o melhor jeito de fazer isso é justamente deixando de amar a pessoa ou deixando ela perceber como seria a vida dela sem você. A bem da verdade, a entrega numa relação precisa sempre ter limites, é uma questão de auto-respeito e também de sedução. Se uma pessoa fica completamente entregue a tendência da outra perder o interesse ou esquecer do valor desta é grande.

    – As pessoas idealizam muito quando imaginam uma relação, pensam na relação perfeita, no amor perfeito: que é feliz, simples e preenche todos nossos buraquinhos sem deixar nenhum vazio. Mas isso é uma ilusão. Um relacionamento saudável em longo prazo exige o embate, a discussão, o trabalho conjunto. Acreditar que as coisas podem dar certo simplesmente por dar, ou porque as pessoas ‘se encaixam’ só tende ao fracasso. É preciso muito trabalho, sobretudo, porque temos muitas incoerências e somos criados com várias delas como princípios na nossa sociedade. Essa ideia de ‘pedir desculpas mesmo sabendo que está certo’ é a melhor expressão de como as coisas vão ao buraco. A ideia de que numa relação saudável as pessoas não brigam, não tem debates e discussões.

    Gostaria de escrever tudo isso. Estou postando aqui com meu Gravatar, então você vai saber quem eu sou, e posso continuar uma conversa se você quiser.

    Com todo respeito,
    Raul

    • mariliz pereira jorge disse:

      Raul, obrigada pela mensagem. Mas a intenção não era me aprofundar. Não falei que a gente deve se anular de forma alguma, ainda que a gente seja meio ridícula de vez em quando. Se vc ler o texto que escrevi sobre como é bom ser solteiro, vc vai ver como eu valorizo a individualidade e só acredito que uma relação possa dar certo se a gente gostar antes de tudo da gente mesma! beijos, querido

      • Paula Garcia disse:

        Mariliz, sou uma pesquisadora de vidas, exploradora de sorrisos, pseudo ecritora, atriz e cantora aposentada, adorei seu texto e me identifiquei demais. Parabens!
        Raul, esse texto tem a essencia feminina da mulher que é cheia de atitude, que se cuida, que se impoe e que ao mesmo tempo se entrega. Sabe ser sensual, sabe ser companheira, tem uma iteligencia acima da media e uma percepcao para fazer a coisa dar certo. Mas o ser humano, muitas vezes do sexo masculino, prefere abrir mao do que ja esta la lindo, certinho e agradavel para ir explorar campos novos. Pessoas que vivem no futuro e que vivem de possibilidades. Prefiro pessoas que vivem o presente e de oportunidades. Esse eximio exemplo das possibilidades roda, procura, vive 1, 2, 3 possibilidades e depois percebe que a melhor oportunidade que ele teve e nao soube valorizar, passou, virou passado e deixou de ser uma possibilidade. E a pessoa que costuma viver no futuro de possibilidades tambem é um provavel habitue do passado.
        Ja fui varias vezes a mulher que meus exs sentiram saudade. E quer saber? Gosto quando isso acontece, ate porque quando estava sendo essa mulher nao pensava em ser a ex. Pensava em ser a atual, a para sempre, aquela que nunca imagina que vai ser abandonada pelas possibilidades. E vivi tudo e da melhor maneira sem medos ou bloqueios. Mas sabe o que mais? Ainda assim prefiro que meu coracao sangre ao imaginar eu fazer um coracao sangrar. Porque para mim é muito mais facil viver com a certeza de acertos, do que com a frustração de ter falhado. Com a satisfacao de ter dado o melhor, do que com o remorso de ter causado um sofrimento. E se meu ex sente saudade, nao vou tripudiar. Vou oferecer ainda o amor que tenho. Nao o amor romantico, porque para mim esse é muito dificil de voltar. Mas ofereco um amor puro, de ser humano, de querer bem. Sim eu sei perdoar, sei amar e sei valorizar o que de melhor cada pessoa tem. E talvez por isso em algumas vezes eu acabe sendo essa tal mulher…mesmo tendo desejado ser a outra: a atual, a para sempre.

      • Não sei ao certo, mas como homem vejo que suas colocações não só são reais, mas profundas, parabéns pelo texto Mariliz.

    • Marcelo disse:

      Raul,
      Vc fugiu ao tema. Aprofundou no que faz uma relação da certo, etc e tal. Ela so queria fazer gracinha sobre um sentimento em comum das mulheres… Nobres ou não todas gostam de acreditar que apos o fim tudo isso não foi em vão… e fala de um perfil de mulher que a maioria de nos acaba considerando bacana. Ponto final…. Sem mais complicações. Texto divertido e bem escrito. Parabens.

    • Wilson disse:

      Com todo respeito mas, infelizmente algumas pessoas passam dos limites do “viajar na maionese”. Raul, você mais parece um cidadão que não se encaixa com ninguém e tem que, como você mesmo escreve, “trabalhar muito as relações”. Comportamento típico de pessoas inseguras e que na maioria das vezes já foi traída e assim, acredita que toda pessoa nova pode estar pensando no ex. Relaxa rapaz…. a vida é bela

    • z disse:

      amei e concordo c vc Raul.

  16. É plausível seu texto. Não concordaria perfeitamente com o titulo mas a essência dele é muito legal.

  17. luana disse:

    gostei muito do que o Raul escreveu e concordo, mas não acho que a Mariliz tenha passado essa msg que você interpretou. O amor deve ser mutuo, cumplice, e para superar qualquer linha de superficialidade e chegar, talvez, no verdadeiro amor precisamos do embate, da discordãncia etc etc.. A questão é que mesmo com tudo isso, quando se ama, ou talvez quando se está apaixonado, nós, querendo ou não, sendo feminista ou não, sendo racional, passional, enfim, nos comportamos “bestamente”, “ridiculamente” e ao mesmo tempo ‘lindamente”, pois é o amor que nos faz vibrar nessa frequência “ridicula-linda”. E não tem nada de errado nisso desde que se pondere tudo o que você falou acima.

  18. Carolina disse:

    Adorei seu texto! Escrito de maneira doce e leve…acho que você conseguiu descrever o que a maioria das mulheres querem: ser inesquecíveis!

  19. Juli_RJ disse:

    Adorei o texto, muito bem escrito. Mas acho que além de ser assim, o outro precisa reconhecer que a pessoa é tudo isso. Senão ele não nota e ainda vai arrumar defeito para a pessoa. Nem todos estão maduros para reconhecer qualidades alheias, ainda há muita gente imatura por ai que não enxerga um palmo a sua frente, apenas a si mesmo.

  20. Fernando disse:

    Ai fiquei na duvida de mandar isso pra minha ex… o tipo QUASE exato que ta descrito no texto… =[

    • mariliz pereira jorge disse:

      Vc sente falta dela? Manda…

      • Fernando disse:

        Olha… eu queria mesmo que fosse simples assim… mas salvei o texto nos favoritos, se um dia as coisas descomplicarem eu mando e volto aqui pra avisar oque deu…
        =]

  21. Shuamy G. Sante disse:

    Sabe, adorei o seu post.
    Eu sou ciumenta, maluca – como diria meu noivo -, brinco, brigo… sei lá eu amo com intensidade.
    Meu temperamento é bastante forte e muito difícil de se lidar, e o mais engraçado que eu ouvi dele, mesmo com todas as nossas brigas, é que ele adora meu temperamento. Ele diz que meu temperamento é o que tempera, apimenta o nosso relacionamento e já me falou também, que se chegarmos a terminar, ele sofreria, que nem iria mais brincar com a sobrinha dele de 3 aninhos, porque iria lembrar de mim.
    Eu não sou a pessoa mais interessante, mas eu demonstro o quanto que o amo, com palavras, olhares e msg de celular ou recadinhos no face, não deixo esquecer que além de noivo, ele me tem como amiga.

    Parabéns pelo seu post, eu simplesmente AMEI!

    • mariliz pereira jorge disse:

      Que fofa, vc! Era disso que eu falava! Que a gente tem que ser o que a gente é, mas amar de verdade e sem medo! Bjs, querida!

      • Penso que o principal recado seria o seguinte; fazer alguém feliz , viver momentos intensos, dar boas gargalhadas juntos, isso sim ajuda a minimizar os desgastes do término de uma relação,quando o outro se lembrar da gente que tenha ( algo de bom na lembrança!)

        Beijos querida, você é ótima!!!!!!

      • mariliz pereira jorge disse:

        Obrigada, rosangela! Era isso mesmo!

    • Renata C. disse:

      Adorei o texto, terminei um relacionamento a pouco tempo, não vou dizer que não sinto falta, porque estaria mentindo, mas acredito que fiz certo em terminar, pois deu muito certo durante um bom tempo, concertamos o possível, mas chegou uma hora que percebi que queríamos coisas diferentes, e não acho que seria justo fazer ele abrir mão da suas vontades ou eu das minhas, para agradar somente um de nós. Ainda falo com ele como amigo, até porque sempre fomos muito parceiros um com o outro, e agradeço muito por não termos deixado de ser assim, eu acho ele uma pessoa incrível em tudo que faz, admiro demais ele, e agradeço demais por ter participado da minha vida, aprendi muitas coisas com ele que eu vou levar pra vida toda, espero que eu tenha deixado algum aprendizado pra ele como ele deixou pra mim. Hoje estou em um outro relacionamento, a pessoa já errou comigo e eu com ela, mais uma coisa que aprendi, perdoar e ser perdoado, aprender com os erros, e não repetí-los. Agora bola pra frente que a vida é só uma e temos que aproveitá-la ao máximo!!

  22. Homem Anônimo disse:

    Estou escrevendo de forma anônima e nunca vou saber se leram. Sou homem e antes de me casar me ensinaram o seguinte: “Para que vc vai se casar?” – Pensem nisso! – Por que? – Para que? – Se em sua resposta existirem as palavras “me”, “mi”, “comigo”, ela não está legal. “VOCÊ DEVE QUERER SE CASAR PARA FAZER A SUA ESPOSA(O) FELIZ”. Chegou nesse ponto? Agora adicionaria isto:
    “Quem ama abre mão de si mesmo muitas vezes. Esquece convicções. Pede desculpas mesmo quando acha que está certo. Sofre de saudade. Morre de ciúme. ” + Não quer provar que está certo, não quer provar que o outro está errado. Não quer vencer nenhuma discussão, não quer ter a razão. Quer fazer a outra pessoa feliz, custe o ‘eu’ que custar. Se você quer se casar para SE fazer feliz, dá um tempo, não deve ser a hora certa ou pessoa certa ainda.

    Mas estar casado com uma pessoa assim não é fácil. Vocês sempre vão estar em conflito. Um sempre querendo agradar o outro. Comprar o sabor de sorvete pro outro e vice-versa. Pedir a pizza pro outro e ela pra você. Pedir o prato de comida no restaurante pensando no outro, mesmo quando o outro diz para você escolher o que vc prefere. É muito difícil, mas esse difícil é a melhor coisa do mundo :).

    Então, vc vai casar pra que?

  23. Wesley Forza disse:

    Sábado, 21:30, esperando um amigo sair da pelada dele para irmos num aniversário e depois sabe-se lá aonde, mas certamente não voltando p casa antes das 5 da manhã, vejo esse post compartilhado no face de uma amiga.
    Como me identifiquei com a história do seu amigo pegador! Não me considero bonito (pelo menos mto simpático =D rs) e nem rico (mas independente), mas acabei pegando essa fama entre os amigos e amigas (este último, nada bom p mim)
    Recentemente (muito recentemente, há algumas horas) percebi que meu atual rolo (não gosto do termo peguete) me deu o famoso vazari, ninja, perdido, ou pé na bunda mesmo. Disse que está sem tempo, que tem medo de se envolver de novo, e tdos esses blablablás que vcs usam qdo querem dar um fora na gente delicadamente.. (rs) Não era a mais linda do mundo (um amigo memso disso que já fiquei com várias mais bonitas), mas tinha o sorriso mais lindo do mundo (p mim), a voz mais linda do mundo (p mim), o jeitinho mais lindo do mundo (p mim).
    Enfim, acho que todo “pegador”, no fundo, procura uma cara metade, “A” especial dentre tantas especiais para ajudar com pen drives da vida, não a mais linda e nem o maior amor, mas a que a façam o mais feliz. Se me permite um conselho mocinhas lindas que leram o texto, não julguem os “pegadores” pelo seu passado. Deixe esse pobre e incompreendido (tá, e um pouquinho dramático) mostrar que tb podem ser “o” inesquecível da suas vidas meninas =)

    … e como eu disse no começo do meu pequeno desabafo, vida que segue… vou lá eu voltar à busca da “a” especial dentre tantas especiais =)

    Ps.: apenas muito cuidado na hora de diferenciarem “pegadores” de cafajestes

    Parabéns pelo texto Mariliz!

  24. Karol disse:

    Fiquei impressionada de ver nos comentários a capacidade das pessoas em distorcer completamente a mensagem que o texto transmite. Não se trata do seu ex. Nem do seu atual. Muito menos da divisão homem/mulher e seus papéis na sociedade.
    Se trata de você mesma, com sua autenticidade. Sua liberdade de ser quem realmente é com quem gosta.
    Sem aquele velho jogo de poder que costumamos ver entre casais, em que o vencedor é quem se importa menos com o outro.

    • mariliz pereira jorge disse:

      E eu fiquei impressionada como vc entendeu exatamente!! Perfeito. Obrigada por me entender. Bjss

    • Fernando disse:

      Mas, e se a mensagem do texto nos remete à alguem? isso não torna o texto sobre a pessoa que você lembrou?

      • mariliz pereira jorge disse:

        Ele pode nos remeter a alguem, é inevitavel, mas é para lembrar que a gente tem que ser o que a gente é e amar tudo o que puder amar.

      • Karol disse:

        Eu acho que o problema tá aí: quando a mensagem SÓ te remete à outro alguém e nunca a si próprio.

    • Patrícia disse:

      Perfeita análise interpretativa no qual o texto nos remete…

  25. manaotupapau disse:

    Texto machista. Começa pelo verbo no imperativo, cagando regra sobre como uma mulher deve ser… E ela deve ser o que quer que for pra agradar o homem. “Quer sexo sempre”, nem os homens querem sexo sempre, mas a mulher ta lá, deve se desdobrar em mil pra ser tudo o que o homem espera. Não pode ser simplesmente um ser-humano feito um homem. Que desserviço!

    • mariliz pereira jorge disse:

      Que pena que vc não entendeu e não gostou. Désolé. 😉 beijo

    • Lili disse:

      Credo, que grosseria… :/

    • Ge disse:

      acho exatamente o oposto… é ser para voce e não para outro… quando somos para agradar o outro caimos na mesmice.. hoje, todos que querem um relacionamento, fazem TUDO para que o relacionamento dure, se anulando e querendo ser o que o outro quer e busca, quando deveriam simplesmente ser quem são. simples. leve. e esta é a analogia com o título… sendo voce mesma sai da mesmice, e isso te faz autentica, e isso é o que falta hoje… por isso acho que é um texto lindo feminino ser sem feminista… para cima e que pos um sorriso no meu rosto ao me fazer lembrar o que realmente vale a pena… ser eu… e ter quantos ex forem necessários até achar exatamente o que me entenda, me respeite, me ame pelo que sou… OBRIGADA Mariliz! sinto muito manaotupapau… acho que o machismo está na sua interpretação… uma pena!

  26. Dâmaris Mol disse:

    Adorei, Mariliz!!!
    Vivo nessa intensidade de buscar ser sempre melhor para mim e para quem amo. Não porque “forço” para ser intensa, mas porque sou assim naturalmente. Me identifiquei bastante com o que escreveu. Devemos sim ser únicas, dessa forma marcamos para sempre aqueles que passam por nossas vidas! E se não der certo, era porque não deveria ter dado certo por algum motivo, mas nunca por falta de termos sido autênticas, dedicadas e imersas numa relação.
    Parabéns pelo texto!
    Beijos,
    Dam

  27. Mariana disse:

    Lindo o texto, perfeito… so que estou tão descrente do amor, no mundo em que o sexo virou fácil o amor virou a “coisa” mais dificil….um amor assim virou “coisa” rara,,,

  28. Wilson disse:

    Vivo com a mesma linda e doce mulher a 27 anos (oito e 1/2 de namoro e 19 de casamento) e todos os dias durmo e acordo com a melhor mulher do mundo. Até hoje namoramos, passeamos e discutimos como nos velhos tempos e meus filhos me perguntam como isso é possível, já que a maioria de seus amigos tem pais separados ou em outros casamentos. Não é fácil me aguentar mas, ela faz isso como ninguém. É possível sim ser feliz com a mesma pessoa basta querer….e amar sem restrições, simples assim.

  29. Mariana FP disse:

    Sinceramente? Moça voce é’ machista…
    Li por curiosidade, uma amiga indicou e nao foi o que eu esperava… Nao criticando vc, e seu modo de pensar…
    Nao quero ser nada pra ex nenhum. Alias lugar de ex é no passado e que ali fiquem. Vida nova, que segue… Já passou a época que mulher ficava sofrendo querendo significar algo pra alguém que nao é mais parte da vida dela.
    Voce acha que algum moço pensa assim? Mulher tem que parar de se subestimar e ser alguém inesquecível para ela… Que pena, uma mulher inteligente escrevendo para outras reforçando um pensamento ultrapassado….

    • mariliz pereira jorge disse:

      Mariana, obrigada pela mensagem. Sinto que vc não tenha entendido o que eu escrevi. Eu também não quero e não me importo com o que esse ou aquele ex pensam de mim. Falo sobre como deveríamos viver intensamente os relacionamentos que temos. Se der certo, que maravilha! Se não der, a única pessoa que vai olhar para trás é o tal do ex. Falo do presente, do agora. É isso. beijo e obrigada

      • Danilo Carvalho disse:

        Aquele casal de velhinhos que já estão com mais de 50 anos de casados, eles vivem intensamente o hoje deles, vivem cada dia de uma vez. São felizes pois reconhecem no outro suas qualidades e seus defeitos, mas simples assim, preferem estar juntos vivenciando intensamente a relação e a valorizando. Todos nós hoje em dia somos “independentes”, “não” precisamos do outro pra sobreviver. Hoje, tanto o homem quanto a mulher sabem se virar sozinhos. Mas me diz, qual a graça nisso? Se o legal esta justamente em um ajudar ao outro, um se preocupar com o outro. Gostei do texto e acho que é bem por ai mesmo. Bjo

      • mariliz pereira jorge disse:

        É por aí! Abraço

    • Raquel De Oliveira Vieira disse:

      Mariana,

      Nao acho que passe pela relaçao de genero, de machismo ou feminismo, mas tenho evidencias de que cada pessoa que passa pela vida uma da outra, deixa um pouco de si, isso se chama experiencia intersocial. O fato do rapaz nao ter dado o devido valor a sua namorada, ( e porque nao vice-versa) apenas confirma que cada pessoa, por mais “dura” ou “fechada” acaba se envolvendo de alguma maneira, e deixa marcas, sejam elas de carinho, de atençao , de amor , de cuidado ( de raiva tb!)… Mais cedo ou mais tarde, acabam vivenciando alguma nova experiencia que acaba relembrando o momento que viveu com outra pessoa. Somos feitos de sentimentos, de experiencias, de siginificados.
      E ninguem, pelo menos ninguem que eu conheça, esta livre disso.
      Abraço!
      Raquel

  30. Thalita Ferreira disse:

    Texto muito bom!
    Realmente, Mariliz, poucas pessoas conseguiram entender a essência e o objetivo deste texto.
    Mas não ligue para isso, teus pensamentos e teorias estão no caminho certo!
    Tenho um ex, e a melhor coisa que poderia ter acontecido era ele sentir a minha falta depois que terminamos.
    Agora, que estou morando com outra pessoa, amando outra pessoa, seguindo a minha vida, ele vem me procurar, dizendo exatamente isso: “vou passar o resto da vida me perguntando por que não deu certo”.
    Isso só mostra que eu realmente me entrego aos relacionamentos, e que ele é o único que agora sente falta.
    Eu não sinto, nem pena, nem falta. Apenas descartei, como você disse, igual uma meia lata de cerveja quente.
    Obrigada, consegui me ver como uma mulher maravilhosa, e atualmente feliz com o meu atual amor.

  31. Vou jogar polêmica tá? Adorei o texto. Mas sendo BEM REALISTA… quando vejo homens casados a muito tempo, vejo o quanto eles sentem falta de terem o sexo que tinham antes. Não sei se a culpa é por dividir a atenção com os filhos, não sei se é porque o cara virou um barrigudo barangudo… mas sei que a maior reclamação dos homens casados ou que namoram a muitos anos é que o sexo não é mais aquela aventura que costumava ser. E pelo que eu vi, pra nossa cabeça de “hormônios masculinos” isso conta 70% num relacionamento. Homem não quer presente, homem não quer flores, homem não quer dinheiro… homem tem um problema ele resolve com sexo. Tá triste? Sexo. Alegre? Sexo. Nunca vi homem nenhum dizer que despilhou de transar com sua mulher, mas o contrário já vi várias vezes. Tive várias namoradas e peguetes na minha vida, sempre fui romântico, nunca traí mulher nenhuma. Mas vi que não adianta você ser o cara mais legal do mundo, o tempo vai apagando aquela empolgação. Infelizmente. 100% dos homens que tem um relacionamento de mais de 3 anos me falam a mesma coisa. E agora? Não aceito traição como saída de nada, mas a realidade é que sexo é o termômetro pro homem. Ele se sentir desejado, seduzido, amado ele tá pronto pra qualquer coisa. Como fazer?

    Vou casar por agora e espero que meu destino nunca seja esse!!!

    • Joana disse:

      É bem verdade viu, 90% da crítica do meu relacionamento atual é que não tenho mais a mesma vontade por sexo como antes, já que era aquele amor constante…. Ele até pensou que tinha outro mas tipo nem tenho vontade de traí-lo não faz parte de mim isso, apenas não coloco sexo em primeiro lugar mais, e ele já que era 80% movido a sexo mas sempre carinhoso , romântico um amor de pessoa mas depois que viu q sexo n era mais o meu forte td mudou…. Homens independente se fazem sexo com amor sexo sempre é sexo…

  32. roger disse:

    Nem vem ao caso se sou ou não uma namorada inesquecível, claro, o lance é achar defeito nos outros mas olhar pra si que é bom nada

  33. Ótimo texto, um pensamento meio Martha Medeiros, se você me permite. A sensação de ser inesquecível é muito boa…..mas fica a dúvida: Você foi inesquecível por que?….pode ser por erros que você cometia contra você e a favor dele(a), ou por doação demais do tipo “Amélia”….todo homem quer com ele uma Amélia…se o motivo foi este, “quero não” ser inesquecível, prefiro ser chamada de “aquela ingrata”!! hehehehe

  34. Raquel De Oliveira Vieira disse:
  35. Bom demais.. E acho que é válido pra amizades que não deram certo também.. Afinal, amizade também é amor.

    Beijos
    http://www.brunapegoraro.com.br

  36. Simone disse:

    Adorei a forma com que você escreve, me identifiquei em tudo… e na vida o que vale mesmo é ser feliz, ser intensa, se entregar à ela pra que ela possa de alguma forma te retribuir… Parabéns!!! 🙂

  37. Leandra disse:

    A essência do texto não é se fazer lembrar por arrependimento, e sim por ter sido muito bom ter vivido aqueles momentos, porque é muito bacana ser uma pessoa agradável independente de ser homem ou mulher, o titulo não implica em nenhum tipo de recalque como muitos acharam! Implica sim em se lamentar como foi bom tê-la (o) um dia como companheiro!!

  38. Bob disse:

    Catia, o que os teus ex querem tu sabe bem o que é. não confundam as cosias, não é pq os ex procuram você, que você é a mulher fantástica, por trás de um home galinha existe apenas uma raposa querendo comida. não se iludam!

  39. Maria de Fátima Muenzer Flores disse:

    NÃO EXISTE EXPLICAÇÃO… SER INESQUECÍVEL É TORNAR-SE PRESENÇA QUE NÃO PEDE LICENÇA… E SER LEMBRANÇA QUE SE FAZ COMPANHEIRA… É PASSADO QUE SE FAZ PRESENTE… QUE BOM PODERMOS SER INESQUECÍVEIS E TERMOS PESSOAS INESQUECÍVEIS PARA LEMBRAR… AÍ, SIM, TERÁ VALIDO A PENA! TEREMOS FEITO ESCOLHAS FELIZES! PARABÉNS MARILIZ !!!!

  40. Clelia Nobrega disse:

    Delícia de texto, romântico sem ser piegas; real sem ser dramático. Me identifiquei com tuas necessidades simples e possíveis. Um beijão!

  41. Andreza disse:

    Adorei o texto e a essência dele. Não consigo entender as pessoas que não gostam e ficam escrevendo críticas. Não gostou? Ignora e vai pra outro site. Marilys, adorei! Mexeu comigo e me levou a reflexão. Obrigada! Beijos

  42. Haroldo disse:

    Legal é saber que um dia tive uma mulher especial, os dois erram… Conhecemos em 1999 no curso de inglês da E.T.E “Camargo Aranha”. Me lembro da Fernanda em todos os detalhes,,, dizer sobre ela, o que foi e sempre será em minha vida dá um bocado de linhas, porém a emoção de ter vivido o grande amor será incompreendido por todos vocês.

    Fernanda de melhor beijo, melhor carinho, melhor sexo melhor em tudo… Tudo que é espetacular dura pouco e tudo que é ruim “a rotina do dia a dia” é algo que esquecemos em frações de segundo… Fico imaginando se terei uma outra chance em um outra vida, as vezes brigo com Deus o porquê não deu certo e o porquê que não me dê ela de volta se é de amor que Deus é feito… Mas com certeza amar uma mulher de forma diferente marca um homem em todos os sentidos… sempre vou amar essa figura. Fernanda

  43. Iara disse:

    Como me identifiquei com seu texto querida!!!!
    Tento viver dando o melhor de mim pra todos (amigos, marido,filhos, família), não sou a mulher perfeita, mas só vivo enquanto a cerveja ta gelada pros dois.
    Aprendi que a vida é muito curta pra viver de rascunhos e digo a todos homens e mulheres: é muito bom ser especial e única, e olhe que sou “marrenta”, “barraqueira” e “ciumenta”, mas gosto de fazer isso com muito bom humor, pois depois é motivo de muita risadas deles rsrsr. De alguns ex relacionamentos ainda escuto: sinto muita sua falta. E de alguma maneira tentam manter um bom convívio com meu atual companheiro, acredito que a boa amizade é o que faz toda diferença. Beijos a todos.

  44. Jessica disse:

    Gostei…meu ex me disse isso quando terminamos “nunca vou te esquecer …um pena que não demos certo …” no outro dia brigamos até hoje ele não olha na minha cara , e fica so escrevendo indiretas no fecce me colocando com uma nada na vida dela…mas isso e bom por que e dor de cutuvelo
    heheheh.

  45. Joana disse:

    Olá, Mariliz. . Engraçado é o que estou vivendo e ah quatro anos e ainda não sei qual o laço que nos une. Ele é uma pessoa bacana, era carinhoso, gentil, o melhor homem p se ter na cama. Mas a relação esfria e partiu muito mais de mim. Ele faz tudo dentro de casa, lava, passa, cozinha e enfim. Eu por ser mulher não tenho muito participação em casa na parte domestica, mas eu pago agua, luz, internet, gaz e divido as saídas p restaurante, ele não tem um gasto c um bombom comigo e quando ele briga é um monstro e fala coisas horríveis. Sou sensível demais e n seguro o choro…Difícil….Ele diz que só estou c ele porq ele é um homem q se pode contar, um casa perto do trabalho, mas aquele amor que eu senti por ele no começo não é mais o mesmo, ele diz que finjo…..finjo coisa nenhuma, apenas não consigo dizer o que sinto cara a cara… Sabe aquela vontade de ir embora, esquecer de tudo e fingir que nada aconteceu , que nunca o conheci, essa pessoa sou eu….quero fugir!!!

  46. paulinha fofinha disse:

    O ARAQUETO O ARAQUETO QUANDO TOCA DEXA TODO MUNO PULANU QUI NEM PIPOCÁ

  47. Cintia disse:

    Adorei o texto! Me identifiquei..me emocionei. Tento sempre marcar positivamente as pessoas que passam pela minha vida, procuro sempre me dedicar, ajudar, amar..e por mais que os problemas existam, são as partes boas que ficam sim! Namoro há mais de 9 anos, estamos juntos desde os meus 14 anos, passei pelo colegial, cursinho, faculdade, OAB, e no namoro, muitoos problemas e dificuldades, e, finalmente, nos casaremos no próximo ano. Costumo dizer que nós nos re-escolhemos diversas vezes, por isso estamos juntos há tanto tempo e com uma relação tão boa. E se, algum dia não der mais certo, não nos re-escolhermos, tenho certeza de que ficarei marcada, serei uma lembrança muito boa para ele, não pelo tempão que ficamos juntos, mas sim por ter sido alguém que soube amar e se entregar. Fico triste de ver tantos comentários amargurados neste post.
    Bjos

    • mariliz pereira jorge disse:

      Cintia, que história legal a sua. E que vocês sejam felizes para sempre – ou enquanto dure essa relação bacana. beijos e obrigada

    • Vss disse:

      Cintia, muito legal a sua historia…quase igual a minha…uma pena q o final não será o mesmo…que que fique as boas lembranças…Tudo de melhor!!

  48. nilo sergio disse:

    Quanto tempo a mulher fica para procurar o ex namorado quando gosta ainda.

  49. nilo sergio disse:

    Quanto tempo a mulher leva para procurar o seu ex namorado quando gosta ainda.

  50. jaqueline disse:

    Oi queria falar que gosto muito de um menino so que o poblema dele é que ele è muito orgulhoso e issu me da raiva se eu nao corro atraz dele ele nao vem.ate mim o que eu fasso me ajuda

  51. Samuel disse:

    Acredito que a felicidade do casal beira a simplicidade de uma cumplicidade. Sem imitações, sem comparações. Muitos procuram fazer iguais ao casal de amigos ou de filmes e novelas esquecendo da originalidade de si mesmo.
    Inovar sempre de forma a aceitar os defeitos como se fossem uma qualidade, e os erros serão evitados automaticamente. Ninguém é troféu de ninguém, basta sentir se bem.

  52. Ludymila disse:

    Eu leio muito, e dificilmente comento. Pela quantidade de respostas aqui, não sei se você lerá meu comentário, mas enfim.
    Seu texto me pegou. Me identifiquei tanto com a parte da cerveja quente, hahaha, e achei que o final foi perfeito. É assim que tem que ser, mesmo que “não dê certo”, porque ao menos que tenha sido por algum tempo deu sim, a gente tem que ser pleno, viver as coisas inteiramente, sem medos e arrependimentos. O que tive que ser, será.
    Ah, também sou jornalista e salvei teu blog nos favoritos, quero acompanhar pra ver se me inspiro e volto a escrever, rs :))
    Beijos

  53. p. disse:

    Sempre me comovo e acho incrível as pessoas que transcender a futilidade do mundo carnal e passam a olhar no parceiro um meio de evoluírem (JUNTOS) espiritualmente. Não trata-se de religião, ou religiosidade, mas ser mais forte e resistente as coisas fáceis da vida.

    Li outro texto incrível cujo o título é “Casamento não é pra você”, que bate de frente com o lance do “ela faz bem pra mim”, essa coisa do ego, que acho super cabível acrescentar a esse texto (que tomei a liberdade de repostar – com os devidos créditos – no meu blog) 😉

    http://zcla.wordpress.com/2013/11/07/casamento-nao-e-para-voce/

  54. Carla disse:

    As gerações mudam, novas mentalidades aparecem, mas as mulheres (mesmo as com pinta de independentes, emocionalmente e financeiramente) continuam tocando suas vidas em função do que “pensam os homens”. Vocês são tão bonitas, inteligentes, batalhadoras, etc, etc, e por que ainda pensam dessa forma? Se o ex sentir falta e começar a entrar numa neura de “por que tirei ela da minha vida?” isso é problema dele. Parem de se encasquetar com isso, meninas. PS: sobre o rapaz da libertinagem que mudou quando encontrou alguém “que o fazia feliz”… é igual a tantos outros, mas descrito de uma forma mais legal e descolada. A namorada pode ser “descolada e maluquete”, ocupada mas sempre dedicada, mas repara que ela “aguenta os ataques de mau humor”. Ou seja, a clássica mulher “compreensiva” de gerações passadas.

  55. Raquel disse:

    A-M-E-I o texto. Dias atrás minha relação com meu namorado estava por um fio… e eu tive que dar tempo ao tempo. Mas ele voltou atras e quis que continuássemos a relação. Confesso que fiquei pensando que nenhuma outra mulher iria ter a paciência que tenho com ele porque ele é chato pra cacete, que não iria ter paciência de acompanhar ele nas corridas de carro e realmente não é toda mulher que gosta de acompanhar já que não tem nada de bom lá para nós, mas o simples fato de estar acompanhando nosso parceiro e vê-lo feliz porque estamos o acompanhando já nos satisfaz e muito. E sei que meu namorado também sabia que iria ser dificil achar uma mulher companheira e paciente com ele. Agora, lendo esse texto, tive a certeza de que foi isso mesmo que passou pela cabecinha do dito cujo.
    Realmente, amar é tudo isso aí em cima que vc citou. E que acima de tudo, que façamos as coisas (mesmo que não nos agrada) por amor ao nosso parceiro e assim somos retribuídas. É um ciclo.

  56. Queria saber se a autora quer namorar comigo, eu sou encantador hahaha

  57. Marília Assunção Jorge disse:

    Olá, meu nome é Marília Assunção Jorge, achei seu texto de bobeira, me interessei pelo título e abri a página, quando abriu achei que éramos charás, depois vi que não, mas agente tem o mesmo sobrenome. Achei engraçado, li a primeira frase do texto, se não tivesse me inspirado mais nenhum interesse eu teria logo voltado para onde estava, mas não, li até o final com um risinho bobo no canto da boca ! Simplesmente adorável. Mas oito anos de namoro ? Deus e livre !

  58. Marco Antonio disse:

    Tive uma namorada aos 18 anos. Namoramos pouco mais de um ano. Hoje tenho 46 e ainda penso nela….. Ela está sendo inesquecível.

  59. Rafael disse:

    Seus textos são incríveis. Esse em especial ficou muito legal mesmo. Gostaria que desse uma olhada nos meus textos, o que acha? São todos nessa mesma linha. Penso que vai gostar. Adoraria receber crítica de uma escritora talentosa como você.
    http://www.precisavaescrever.com.br/o-convite-de-lila/

  60. Michely disse:

    Amei muito alguém que me deixou por uma briga. Creio eu que ele não amava porque quem ama supera tudo. Não é uma briguinha pelo telefone que faz um namoro acabar. Faz um mês que acabou e ainda choro por ele. Mas eu fui a que mais amei ele!

  61. Janaine disse:

    nossa!!! acabei de ler seu texto e me vi em você.
    eu não conheço muitas calçadas desconhecidas, vazias.
    eu não arrisco muito pois meu estilo de vida não me permite isso.
    tenho apenas 22 anos um filho de 4anos e casada a 6 anos.
    antes disso namorei durante 3 anos alguém que jamais vou esquecer ( eu acho) e fui eu quem largou tudo que não quis dar certo, e me arrependo pois era a paciência e calma em pessoa.
    agora estudo com a nova namorada dele, e acreditem analiso ela todos os dias, e penso como seria se fosse eu ali…
    ” Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outro”, me veo fazendo tudo isso, sonho sempre com isso tudo bem assim como ta escrito, me imagino em 50 tons de cinza, em crepúsculo….em tantos livros e filmes, me imagino…
    tenho sempre vontade de correr na chuva e gritar, e agarrar, e sorrir ate dor, mas não posso.
    isso me doi.
    e agora to chorando…
    obrigado por me fazer saber que tem mais alguns loucos além de mim….

  62. Pedro disse:

    Logo de início ao ver o título do texto, antes de ler o texto, criei o preconceito dizer que seria mais um texto de mulher ser razão ou mesmo uma idiota. Ao ler sua aLta biografia que diz ” Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo!” desarmei meu pré conceito e li. Muito bem escrito. Saudável o texto! Saboroso texto! Um texto vivo para o futuro ou presente! Parabéns!

  63. Gab Bosan disse:

    é. interessante ser alguém inesquecível, e seu texto é muito bonito, sua vivencia tbm deve ter feito vc chegar a essa conclusão, bem legal!!!
    mas quando ouvi meu ex falar do meu marido “esse cara tem sorte” tive vontade de enfiar a cara dele na latrina cheia de merda, por esse cara deixei amigos, deixei a melhor parte da minha vida passar em função de ciumes e possessão pra descobrir que ele se tornou uma pessoa que eu hoje tenho nojo de sequer tocar no nome, nao pq me fez sofrer, nao porque me fez chorar, eu o deixei mesmo gostando dele porque nao via mais futuro naquela relação, eu o amei e chorei dias porque eu havia deixado alguem que um dia eu amei, mas nao amava mais – pois assim como vc eu luto pelo que amo mas quando desisto é finito, e sim por apenas constatar que ele se tornou uma pessoa que eu deixei de admirar, ele vinha me contar que traia a atual namorada, mae da filha dele com qualquer mae de aluna coleguinha da filha no colegio, que vinha dar encima de mim mesmo casado como se isso fosse fazer eu me sentir a melhor mulher do mundo. hoje tenho nojo de olhar pra ele, o que dira dizer que um dia perdi 8 anos da minha vida com alguem que se tornou aquilo. entao, eu preferia mesmo nao ser inesquecivel pra ex nenhum – ainda mais pra alguem que eu não admiro mais!

  64. João Rafael disse:

    Primeiro vc diz que deixa o amor de lado “como meia lata de cerveja quente”, porém o texto trata de como ser “a mulher que seu ex vai sentir falta”, ou seja, leve sempre em consideração aquilo que seu ex estaria pensando sobre vc. Parece-me que vc ñ é o tipo de mulher que diz ser: “(…)não olhei para trás. Nunca olho.” Olha sim!! Tanto que se preocupa com a p*$#@ da opinião do ex namorado.
    “Amar alguém é uma arte.” Concordo. E amar a si mesmo é uma arte maior ainda.
    “Quem ama abre mão de si mesmo muitas vezes. Esquece convicções. Pede desculpas mesmo quando acha que está certo.” Sério mesmo que você faz isso??? Ta precisando se valorizar mais e ser menos machista…
    Dica: ligue o “foda-se” para a opinião de quem quer que seja e tente ser mais parecida com a mulher do seu amigo aí…
    Ps: Não deixem suas filhas assistirem a muitos filmes da Disney.

  65. Casamento é uma instituição falida!

    • Licia Raquel Bandeira Pinheiro disse:

      Bom, primeiramente, você poderia postar alguns textos ( mais fáceis) e trabalhar um pouco o quesito: interpretação textual. Depois queria só dizer que fiz falta a um ex e que voltamos e depois não deu certo, mas e dai.????o mais legal , foi que ” se chorei ou se sorri,o importante é que emoções eu vivi”! bjssss

  66. Luna disse:

    ….Nossa como o ser humano é difícil mesmo, até de interpretar um texto..Fala sério pessoal, se ligam, leem uma, duas, três x e reflitem, pensem antes de escreverem a primeira idéia que vem na cabeça, procurem analisar outros pontos de vista ….O que a Mariliz quis dizer em relação a descartar o ex como descarta uma “meia lata de cerveja quente” é o simples fato de que aquele Amor virou uma simples amizade, pois eu sou assim mesmo….Vivenciei a pouco tempo uma relação que eu me doei, fiz exatamente tudo de bom e do melhor p/ fazer valer a pena, mas não deu certo….Canseiiii e agora faço juz ao Texto, quando desisto, deixo de lado como meia lata de cerveja quente. Você sabe que era bom, mas jamais será novamente. O Texto só diz o quanto temos que fazer a nossa parte, amar do nosso jeito e se caso não der certo, beleza, Vamos entender que podemos fazer a diferença, ser um momento ímpar na Vida de alguém e que os nossos ex vão sempre lembrar e pensar: Que pena que não deu certo…Valeu Mariliz vc foi Sensacional!!!

  67. Kika Lima disse:

    vou complementar dizendo que quem eu amo, nem pra mim serve…
    mas meu namorado tem todos esses mimos de mim e me proporciona em igualdade – vivemos em aprendizado, em vigilância, em conquista todo o tempo – e é por isso q tem valido a pena 😉
    namastê!

  68. Sioux disse:

    Alguns seres passam por um relacionamento e nem sabem o que o atropelou, se levanta e já vai pra outro sem medo ou sei lá.
    Sou igual ao seu amigo que se acertou na vida a diferença é que o meu teve validade de 2 anos e 2 meses, e creio que esse texto se aplica a homens também…

    Se houver respeito, fidelidade e motivação ambos vão sentir falta.

    Mas o texto é belo porém, faltou algo mais de você, sentimento. Você parece aconselhando e desabafando ao mesmo tempo.

  69. Ane disse:

    As vezes apenas não deu certo, não era a hora certa, a pessoa foi especial, mas a vida dá dessas, as pessoas mudam, amadurecem, e ao olhar para trás, quem teve alguém especial é passível da falta, de se perguntar “por que não deu certo?” . Quando você teve um ex que vc se tornou inesquecível, provavelmente ele também é inesquecível para você, e não há nada de mal nisso, são apenas boas lembranças…..

  70. Caio disse:

    Amar uma pessoa é amar o fato de ela ser livre para também amar, seja a alguém, ou acima de tudo, a si mesmo. O amor verdadeiro não é exclusivo, não se trata de uma questão de perdas e ganhos. Amar é isto. Já dizia Osho, se você ama uma flor e adora a sua beleza, não a arranque, deixe-a estar onde nasceu, para que ela permaneça bela da mesma maneira que era quando você a viu pela primeira vez.

  71. Gio disse:

    Fugiu ao tema. Ideias desarticuladas. Só na conclusão abordou de forma muito pobre. Achei que iria trazer algum estudo sociologico, psicologico a respeito.

    • mariliz pereira jorge disse:

      Estudo psicologico, sociologico…. Adorei. Obrigada pela analise. Eu precisava mesmo de uma opiniao como a sua sobre o MEU texto no MEU blog.

  72. Levi Farias disse:

    Comece uma relação autêntica, sem artificialidades, sem exageros e principalmente com respeito, que colheras emoções, sensações e experiências reais e enriquecedoras. Isso é o princípio da cumplicidade madura numa relação, transformando-se em combustível para o suas realizações e desejos. É muito bom ter um parceiro honesto e sensato em seu lado nos momentos de pressão, que exige controle. Não queira somente vivenciar os seus anseios ou expectativas numa relação, aceite o que precisa ser, com lucidez. ” Comece fazendo as coisas fáceis, depois as difíceis e verás que no final, estarás fazendo as impossíveis.” O amor não é impossível.

  73. micilene disse:

    quero esquecer iomeu ex mas comcig
    alem de tudo ele e casado

  74. Tom disse:

    Olhar para si com sinceridade é libertador.
    Geralmente todos sabemos porque não deu certo, só não gostamos de aceitar.
    Se não der jeito e acabar mesmo mas ambos descobrirem em si o que deu errado podem se tornar grandes amigos. O amor verdadeiro tangencia a razão, pelo menos para mim nesse momento da vida.

    É Como um pacto em que vamos descobrindo com o tempo as contrapartidas de cada um.
    Mas há quem goste do amor poder, mais oscilante, imediato e intenso.

    Então temos pessoas com tendências de inclinar a relação mais pro lado do pacto, ou do poder, o que pra mim resulta nas seguintes hipóteses.

    mulher (pacto) + homem (pacto) ou
    mulher (poder) + homem (poder) ou
    mulher (pacto) + homem (poder) ou
    mulher (poder) + homem (pacto) ou
    homem(poder) + homem(poder) ou
    homem(poder) + homem(pacto) ou
    mulher (poder) + mulher (poder) ou
    mulher (poder) + mulher (pacto) .
    Se for um poli-amor aí surgem dezenas de hipóteses…

    Pacto, Poder. Acho que é uma boa luneta para apreciar os relacionamentos “astronomicamente” embora o resultado das combinações pareçam mais algo como alquimia, só misturando pra ver no que vai dar.

    Bem, só quis (tentar) explicar essa ladainha toda pra dizer que minha “ex ?” e eu descobrimos que éramos o caso de mulher(poder) + homem(pacto), e terminamos(?) porque ela jogava com o poder e como podem ver eu sou um chato de galochas do “tipo pacto”, e acredito No Pacto.

    Tenho quase certeza de que pessoas do tipo pacto se atraem pela simplicidade (por incrível que pareça) com que enxergam naturalmente a relação de confiança que o amor demanda, e se sentem ofendidas com atitudes de poder dentro do relacionamento, jogos de ciúmes coisas que eu como sendo “pacto” fui incapaz de compreender aceitar e jogar nos últimos anos.

    O lado negativo (dizendo por mim) é que nós (pacto) parecemos não ligar muito para o amor, porque “não sentimos ciúmes” , “vamos acabar sozinhos” . Mas a verdade é que eu não tenho medo de acabar sozinho e tenho PAVOR de ciúmes (sentir inclusive). Neste ponto, simetricamente opostos ao tipo poder, onde transborda o medo da perda e solidão e o ciúmes é elemento essencial, talvez de alguma forma isso explique a alta intensidade de amores baseados em poder, ela era uma pessoa bem intensa naquilo tudo que cabe o amor, eu era quase uma lesma, mas nos damos bem como pessoas.

    Nos gostamos muito até hoje, mas entendemos que no nosso caso estávamos batendo de frente, então, aceitamos nossos “tipos”. Pena que nas atuais condições não dá samba,pelo menos paramos de nos culpar pelos defeitos naturais de cada tipo, e seguimos amigos(?) “…” 😉

    PS: Vim parar aqui graças a ela, e essa é uma descoberta que ninguém vai tirar de nós dois, e certamente levaremos isso em consideração no(s) futuro(s).

    • Cleilson disse:

      Achei interessante sua abordagem… Tiraste isto de algum livro? qual?

      • Tom disse:

        Obrigado. Não tirei de nenhum livro em particular mas estava lendo sobre arquétipos na internet (Gregos, Orixás, Jung), aí fiquei matutando sobre como pessoas diferentes trabalham o amor, mirei o olhar para minha vida e em casais que conheço e “meio que achei” esse lugar comum. Trabalho com jogos, adoro o filósofo Johan Huizinga e tenho um vício de procurar o porquê de alguns conflitos/disputas que emergem sem motivo aparente.

      • Do Huizinga, sobre jogos e cultura sua obra em especial se chama Homo Ludens.

      • Tom disse:

        Do Huizinga, sobre jogos e cultura sua obra em especial se chama Homo Ludens.Do Huizinga, sobre jogos e cultura sua obra em especial se chama Homo Ludens.

    • Cleilson disse:

      tom, meu casamento, assim como eu estão em grave crise (rsrsrs). Manda um email pra cleilsoncassiano arroba yahoo.com.br. Talvez você possa me ajudar com algum conselho, pois sua teoria de alguma forma coincidiu bastante com meu problema. Isto, é claro, se não for lhe causar qualquer inconveniente.

      • Tom disse:

        Sem problemas…
        mas olha, honestamente não sei se sou um bom conselheiro para essas questões heh, ainda apanho bastante, creio que podemos trocar umas idéias… é difícil pra todo mundo, de qualquer forma te contactei por email.

    • Nathália Baêta disse:

      Adorei sua analise…Pensando por esse lado..vejo que eu e meu ex…éramos pacto e poder…Mais justamente por ele ser tao poder…acabei me tornando um tb…e poder e poder juntos…Xiiiiiiiiiiii sai faisca! rs

  75. chrys disse:

    Eu achei bacana td isso, se te faz feliz ser dessa forma é o que verdadeiramente importa e ponto final…

  76. Cleilson disse:

    Achei tão bacana o texto… Coisa boa atrai coisa boa, como os belos comentários aqui. Adorei todos os comentários que li. Uma boa pessoa naturalmente atrairá outra boa pessoa, pois pessoas boas de verdade normalmente não se apegam com o que é ruim, assim como diz o texto. O inverso também é verdade. É como diz um amigo meu: “uma mente perturbada sempre atrai outra mente perturbada”. Hoje este texto fez diferença no meu dia.

  77. Augusto disse:

    Eu acho é graça.

  78. Raquel de Nazaré Nunes e Souza disse:

    Curti o texto!
    As descrições dos “ex-cafa”, normalmente, é essa mesma… A farra é boa mas, a hora do “é impossível ser feliz sozinho” sempre chega!!
    O difícil é mostrar a diferença num “mar de piranhas”. Falta “tempo”!!! Elas são muitas e cercam mesmo!!!!

  79. Daniela Delfini de Campos disse:

    Adorei Mariliz! Gostei do texto, do teu perfil! Que não explica, nem tenta explicar o impossível….esse tal amor, paixão e atração que acontece, nem os químicos, religiosos, videntes, p!@#$%¨&*(), explicam….mas seu texto expressa o que a gente sente. Um mundo onde isso é cada vez mais raro, agulha no palheiro, e quando aparece, a gente tem tanto medo, tá tão desacostumada que nem acredita que é verdade…

  80. Carlos disse:

    Ainda não encontrei esta ex, todas que já passei bons momentos, uns 6 meses depois não lembro mais nem o nome. A fila anda, estas conversas são de arrependidas tentando se conformar com a perda.

    • mariliz pereira jorge disse:

      Provavelmente nenhuma mulher amou vc de verdade. É por isso que vc nao se lembra. Arrependidas? Ninguem se arrepende de amar. Pena de vc que nao amou ninguem pra guardar a lembranca do que é um bom amor. Pior, nao foi amado, cravejado, desnorteado pelo amor. Se entregue, homem! Boa sorte!

      • Nathália Baêta disse:

        Quem nunca perdeu a razão por amor…Nunca vai saber o que é amar de verdade!!!

  81. stefany disse:

    gosto muito de uma pessoa mais ele nem se importa comigo me procura quando quer e ola lá amo muito ele sabe disso teve um tempo que agente ate ia namorar mais mudou cmg de uma hora pra outro ficou estranho mais ainda amo demais

  82. Estou sofrendo muito, mas boas lembranças só existe quando não há mágoas por enquanto não e o meu caso.bjus

    • jeam disse:

      oie luciane. agora so vai ti restar saudades, mas as saudades sao aguas passadas que se acumulam em nosso coracao e se in-mundam em nosso panssamenoto, transborda por nossos olhos, deslizam em gotas por fim morrem na realidade de nossos labios… agora viva com alguem que saiba fazer de pequenos intantes um grande momento… bejusss linda melhoras pra tiiii…

  83. Cleilson disse:

    Vejo aqui alguns comentários de pessoas que sofrem de amor. Também sofri e ainda sofro, mas prefiro sofrer a ter um coração de pedra. Gostaria de dizer para os sofredores que amar é uma opção diária, assim como sofrer. Escolhi amar e sofrer, pois para amar é preciso doação e doação do que nos é importante (tempo, por exemplo). Uma vez que você optar por deixar de amar alguém, aos poucos o sentimento vai ficando mais fraco até desaparecer, mas deixe-o aberto para novos amores, pois afinal, amar é viver. Bons amores a todos.

  84. fernanda disse:

    Simpatia para a pessoa amada se arrepender e voltar.Leia sozinho porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! Agora veremos… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá Anjo de Luz eu te invoco para que desenterre (f) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (f) venha para mim (g) , afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele(f) não pense mais nas outras… mas somente em mim (g). Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.

  85. noemia disse:

    Vc disse td 🙂

  86. ton disse:

    Mariliz,
    você me fez compreender o valor de sermos autênticos nas relações, do respeito e o quanto podemos ser generosos para o outro, mesmo que isso signifique terminar uma relação que durou anos. Parabéns e obrigado por compartilhar esse lindo texto.

  87. Ixo e verdade… Eu e aminha namorada estamos sempre abrigar, por os ouvidos a outra pessoa

  88. Ha vezes que mi sinto garrafado, porque sou fiel a minha namorada Quilinha

  89. cportella disse:

    me identifiquei com o texto, digo como homem, saquei completamente, me deixei envolver e sinto sim que deveria é ser o EU e não deixar que a outra pessoa te trate como posse ou com exigências intermináveis pra levar o relacionamento adiante. Me sentir autêntico e leve. Valeu imaginei uma versão masculina neste texto. e como dizem, quem perdeu que olhe pra trás.

  90. polyanne disse:

    Que texto incrível…Qd era adolescente conheci um rapaz indelingüente, fiz de tudo para tirá-lo daquele mundo. Consegui, fiz dele um Homem. Quis me separar por ter outros ideais e pelo tempo, ele não aceitou, daí em diante td oq fiz por ele, todos esqueceram, só lembravam da mulher que deixou o “cara”.. Mais sei que até hoje mesmo ele casado c filhos, ele pensa em mim…

  91. barbara disse:

    Sofro como um cachorro por um amor mas quando deixo de lado… Já era!

    Queria acreditar nisso oh mas deixar de lado algo que faz tanta saudade é cruel. Dói na alma a sensação de não poder voltar atras. O orgulho e a desconfiança não deixam mas a saudade essa sim vai permanecer por um bom tempo! Só que já abriu mao de alguem que amava entende isso.

  92. Tamires disse:

    Muito legal o texto adoreiiiiiiiiii……..

  93. Seja o tipo de mulher, que os seus namorados, atuais, vão sempre querer estar junto.

  94. leandro disse:

    Independente de ser homem ou mulher, só compreende este texto quem viveu um amor verdadeiro e sincero, e que por mil motivos que não cabem aqui, acabou, mas….acabou bem, sem ressentimentos, acabou por tinha que acabar. Lembrar de um(a) ex com um sorriso no rosto é bom demais, saber que você teve oportunidade de conhecer alguém legal não tem preço. Isso é ser inesquecível, é fazer parte de boas lembranças!
    Gosto de lembro das ex legais e que me apoiaram durante a relação, elas são inesquecíveis por serem pessoas boas…simples assim!

  95. jaque disse:

    E verdade mas eu pesso a todos que ler essa mensagem pense duas vesse por que a pessa so da valor quando perde

  96. julia disse:

    Uauuu…. ameii issso e verdade, mas muitas vezes e fato em alguns ocasiões, olha meu ex era assim, mas agora namoro outra pessoa e ele qer atenção toda hora, ele e muito diferente ele gosta e d fik a dois msm isso eu gosto mas as vezes preciso respirar…

  97. amelia disse:

    gostei pelo menos eu sei k sou assim, ele vai sentir minha falta

  98. Gabriella disse:

    Dificil é esquecer alguem que marcou sua vida te dechou lembraças inesqueciveis , te falava coisas lindas todos os dias chorava por vc , e dizia que chorava por medo de te perde ai que eu pergunto sera que quando um homem chora por uma.mulher é porq ela é a que ele ama de verdade ? As vezes é muito dificil aceita que o passado passo e que tudo aquilo que vc sonhou viver com a pessoa que dizia te mar acabou e que agr todos akeles planos ele tah dividindo com outra garota ! Isso é dificil ! Talvez amor sejá isso perdoa uma pessoa savendo que ela irá erra outra vez !

  99. William FM disse:

    Concordo e não concordo com algumas observações mas venho por meio deste dizer que estou separado há 6 meses tenho 1 filho lindo de 8 anos em um relacionamento de 11 anos e querem saber, sei que a vida segue mas eu não consigo tirar ela da minha cabeça e do meu coração, amo sim a amo muito, sofro, choro, rezo por ela todos os dias, essa sim eu digo de coração que é a mulher inesquecivel na minha vida…até me emociono… só espero e peço a Deus que td de certo entre nós…Pois quero, desejo, amo, sinto saudades de td cheiro beijo amor carinho enfim… Ela para mim sempre será INESQUECIVEL…!!! 😦

  100. Lê Moraes disse:

    “E, no fundo, acho uma bobagem quando dizem que melhor do que ser amado, é amar.” Eu particularmente acredito que amar e ser amado é muito importante, mas o essencial é que você SEJA ESSE AMOR, só dar e receber não basta. Mas amei, parabéns Mariliz!

  101. Lucas disse:

    A autora faz muitos fakes de comentaristas para responder aos comentários que não a agradam e agradecer aos que a agradam, observem! rs rs (isso é mto engraçado, dá para perceber pelo modo como escreve, o mesmo estilo transparece nos comentários que a pp autora faz de seu texto!)

    Detalhe: qdo as pessoas discordam do texto ou de alguma parte do mesmo, a autora se limita a dizer que a pessoa não entendeu o mesmo. rs rs.

    QUE ENGRAÇADO KKK

    vamos ver se vc vai publicar kkkkkkkk (a intenção é que vc leia mesmo, então, “de boa”). bjim, fica com Deus, que estou indo com Ele. Saúde e Paz.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • mariliz pereira jorge disse:

      O que sao fakes de comentaristas? Agora quem nao entendeu fui eu

    • mariliz pereira jorge disse:

      Eu nao tinha entendido o seu comentario. Agora, entendi que vc esta me chamando de mentirosa. Olha so, Lucas, nao ia me dar ao trabalho de responder um absurdo desse, mas vou. Vc tem todo o direito de nao gostar, nao concordar com o que eu escrevo. Aor
      Contrario do que sei la quem falou, nao tenho medo nenhum de confronto. Vcs nao me conhecem pra me julgarem e agredirem dessa forma. A internet tem coisas realmente maravilhosas, mas tbem tem esse lado nojento de dar a gente como vc espaço para ser agressivo, sarcastico e injusto com gente como eu que dou a cara pra bater. Eu estou aqui com nome, sobrenome, profissao. Nao tenho nada pra esconder e muito menos pra inventar. Ja vcs e sua colega sao dois covardes que se escondem atras de um email e ficam a vontade pra escrever as imbecilidades que bem entendem.

  102. Maria Eduarda disse:

    O cara disse que vc COMENTA SEU PRÓPRIO TEXTO. tendeu? E que cria nomes quaisquer para responder aos comentários que se fazem sobre seu texto, ou seja, para evitar um confronto de ideias que você teme. Mas isso está mesmo escancarado.

    • mariliz pereira jorge disse:

      Como é que é? Eu crio nomes pra comentar meus textos? Hahaha certamente eu nao devo ter nada pra fazer… Faça-me o favor. Vcs sao muito criativos!

    • marcovanbrain disse:

      Prezada,
      Você acredita em papel noel ?
      Cresça é isso que todos querem.

  103. Oi quero agradecer pelo texto , eu gostei muito sabe porquê eu sei exatamente o que é isso ,mas eu queria que me respondessem ,enfim eu gosto de uma garota ,gosto não sou louco de paixão por ela kkk ” enfim ” eu sou de são paulo e ela é do Rio de janeiro ,nos conhecemos pela internet e de uma maneira que se eu contar aqui isso vai ficar mais longo do que já esta ficando.eu já a conheci pessoalmente me encantei por ela e ela também gostou de mim, só que tem um porem somos novos ainda eu tenho 18 ela 17,os momentos que passamos juntos é sempre rindo sempre se divertindo e tals, Sabe o que eu sinto por ela chega a esse ponto de olhar pro whats e ver o tempo que entrou ,ser amigo somos muito muito amigos sabe ,eu sempre apoio ela em tudo sou cuidadoso e me dedico muito a ela ,mas a historia não é só coisas boas porque ela não quer ter um namoro ,pais problemáticos e coisas do tipo e ela também não sente exatamente o mesmo que eu sinto ,ela gosta de mim enquanto que eu sou apaixonado por ela , não vou dizer que a amo pq eu tenho medo de usar a palavra amor em vão pq pra mim é algo muito sagrado sabe ,e estamos nisso sabe nos falamos todos os dias ,conversamos diversas coisas ,é um namoro, acho que até melhor que isso sabe pq vejo as pessoas namorando e é uma coisa tão clichê .
    ja me apaixonei outras vezes mas sabe quando é diferente ,parece único,pessoas como minha mãe e parentes acham que ela esta me enrolando,tanto que minha mãe tem uma amiga vidente que disse que nunca íamos começar nada sério ,ai eu penso poxa eu não sou uma pessoa que fica indo pra maloca ,eu estudo trabalho conquisto minhas próprias coisas e no final eu fico sem nada ? ,eu faço de tudo por ela sabe ,quando ela precisa eu estou aqui disponível ,atendo todas as ligações dela , ela não é lindona não sabe nem tem corpo de modelo eu tambem não kkk enfim sabe eu gosto realmente dela pelo que ela é ,exatamente do jeitinho dela ,ela diz que esta gorda ,feia coisa do tipo e eu não me importo sempre digo a ela que ela esta ótima e falo que eu não em importo com isso ,que gosto dela por ela ser ela mesma, o que vocês acham ? as vezes penso sera que ela sentirá minha falta ? sera que ela se arrependerá de nunca ter tentado? E sempre tenho sensação de que ela vai encontrar alguém super incrível,que esse cara vai ser bonito e rico sei lah sempre acho que vai sempre acontecer o melhor com ela ,e eu vou ficar na merda sozinho pobre lascado kk o que acham que eu preciso fazer? esperar ? preciso de um conselho. mas enfim obrigado e desculpe-me por tudo , e parabéns pelo trabalho de vocês de coração.

  104. Mauro Chuairi da Silva disse:

    “Eu tinha todas as respostas, mas achei que nem era mais hora de falar.”
    Provavelmente, você não tinha nenhuma das respostas. Você teria, ao certo, tão somente, as suas respostas e não as respostas.

    “Terminei o namoro e não olhei pra trás. Nunca olho.”
    A meu ver, isto demonstra um alto grau de imaturidade. Afinal, o que você estaria fazendo dentro de um relacionamento tão prolongado se era, para a qualquer momento, você tomar tal atitude. Você me parece demonstrar um potencial muito aquém do necessário para colaborar, de fato, para a concretização de um maravilhoso relacionamento.

    “Nem vem ao caso se sou ou não uma namorada inesquecível, mas fiquei pensando o que faz uma mulher se tornar assim tão singular para um homem.”
    Aí reside todo o principal mistério da humanidade. Se você for capaz de se tornar esta mulher tão singular para um homem, você terá encontrado, ou construído, o seu parceiro eterno. Aquele que sentirá prazer enlouquecedor de transar com você pelas próximas décadas, em um relacionamento monogâmico e tórrido, fazendo você se sentir correspondida em medida maior ainda, inclusive, óbvio, sob outros aspectos além do sexo. Você estará com alguém que não respirará uma única vez em sua existência em que não esteja pensando em como lhe fazer a pessoa mais feliz e realizada de todo o universo (planeta é pouco para ele). Um louco amante e amigo totalmente despido do instinto de posse.
    Claro, poderíamos estar falando de uma mulher encontrando um homem “tão singular”.
    Bem, mas de onde vêm estes seres tão singulares. Eles nascem assim? Tenho total convicção que não é o caso.
    Um ser tão singular assim é “construído” por outro ser em algum momento de sua vida.
    Precisa ser assim porque o “construtor” será alguém que por adoração ao sexo oposto (não tenho aqui qualquer intenção de ser preconceituoso, pois efetivamente não o sou, mas estou colocando a situação de uma forma hétero, porque sou hétero e não detenho sapiência em escrita suficiente para expressar-me de outra forma e dar vazão exatamente ao que penso sobre o assunto) tenha se dedicado profundamente, durante um tempo muito expressivo, provavelmente décadas, em ouvir/escutar/captar a sensibilidade e os verdadeiros anseios alheios.Os homens e as mulheres nascem para se complementarem sábia e deliciosamente, mas vem a sociedade com todas as suas doutrinas hipócritas, demagogas e tirânicas, imbuídas das piores intenções e impõe o oposto.
    Assim, a princípio, não há escapatória e passamos a presenciar estas melancólicas existências, onde a quase totalidade das pessoas chegam a todas as idades engolindo resignações de toda sorte. Claro que ninguém vai sair por aí confessando isto abertamente, mas todos sabem, no fundo, sobre todos.
    Morrem 99,999% dos homens e das mulheres sem sequer saberem das reais possibilidades que tinham de terem sido intensamente felizes por todos os seus dias de vida.
    Os homens recebem uma gama imensa de informações sobre sexo ainda muito jovens. Via de regra, só estupidez. Do outro lado, as mulheres são criadas sem informações. Onde isto vai dar obrigatoriamente; em um desencontro total, nunca mais bem resolvido.
    Vêm as paixões e eles começam a engatinhar no escuro, cada um mais sem noção do que o outro. Escuridão total.
    Pensam: O jeito é quebrar a cara para aprender. Mentira, não aprendem nada, aliás, aprendem a serem piores do que antes.
    Quem os ama os enchem de conselhos, cada um mais idiota que o outro. Porque quem está opinando, quase que 100% das vezes, são pessoas infelizes nos quesitos sobre os quais estão dando palpites. As pessoas não param para pensar: Poxa, se eu seguir estes palpites eu vou acabar na mesma situação de quem está opinando, ou seja, péssima.
    Posso discorrer horas tentando lhe explicar e acredito que você não saberá exatamente sobre o que eu estou falando, então é melhor eu parar por aqui. Acredite-me, não é minha intenção de forma alguma em desmerecê-la.
    Vou deixar uma dica: Se as pessoas fossem criadas para serem felizes, este nosso mundinho lastreado em consumo quebraria feito um galho seco em dois tempos.

    Seja feliz, se quiser e se puder. rsrsrsrsrsrs.

  105. Marcelo PIres disse:

    Muito Bla Bla Bla , É a natureza Humana , e isso não muda , HOMEM gosta de mulher gostosa de sexo , de transar , de mulher que faz tudo em relação a sexo. E ninguem é inesquecivel , e só o HOMEM achar outra que trepa bem e pronto. E MULHER gosta de DINHEIRO , foda se o carater do cara , se ele tem dinheiro , não importa a ORIGEM do DINHEIRO de COMO conseguiu a FORTUNA , basta ter , TODAS são assim , Isso é a MULHER.
    Mulher só fica com homens sem dinheiro , se ele for fisicamente LINDO , MODELO .
    Concluindo , tanto para o HOMEM e para MULHER não existem pessoas inesqueciveis.
    Achar outra que transa bem e facil , e achar outro que tenha money também e´fácil.
    Não venham me falar de excecões , TODOS e TODAS são assim. Afinal somos HUMANOS.

    • Camila disse:

      Marcelo, tá ruim pra vc né! é pobre ou ruim de cama? ou os dois? Pasme, as exceções existem, nós mulheres somos tão generosas que ainda há de encontrar uma que goste de vc assim mesmo. boa sorte querido!

    • marcovanbrain disse:

      Cara fale apenas de você, eu não sou igual a você e nem procuro alguém com as mesmas características que você procura.

      Você está descrevendo mulheres que se vende por dinheiro eu não milionário e nem quero ser, mas mulher como as suas eu nunca vou querer.

      Se você gosta de mulheres que se vendem e que elas tem fazem feliz, parabéns você é um cara especial, mas não coloco todos os homens no mesmo buraco que você saiu.

    • Joao Pedro disse:

      Infelizmente voce nunca achou alguem que vale a pena.

      Quando encontrar uma mulher que faca. Diferença em sua vida voce vai ser outro Homem… Com os mesmo defeitos e qualidades porem mais maduro e com alguem pra se importar, espero que voce encontre uma Mulher que valha a pena.

      Abraço

  106. samara disse:

    Tem dor de barriga quando ele lê sua mensagem no whatsapp – e não responde.
    kkkk

  107. Marco disse:

    Sou homem e concordei com todo o texto.
    Não deve ser segredo, mas não são só vocês, mulheres, que pensam, sentem e agem dessa forma!

  108. Roberta Fiamenghi disse:

    Love it!

  109. Beatriz disse:

    Prefiro ser a mulher que não vai transformar o atual em um EX .-.

  110. Dimitri disse:

    Inesquecível são todas as pessoas que escolhi fazerem parte da minha vida, por algum motivo, e que também me escolheram, mas acabaram tornando-se ex pelo simples motivo de que, naquele momento havia interesses antagônicos, caso contrário não seria ex. Achei bem narcísico este texto, afinal, um ex que mente, trai, usurpa, etc. .. também é inesquecível.

  111. Lucia Borão disse:

    Bom dia.. adorei seu texto.. em novembro de 2013 completei 25 anos de casamento, e agora em janeiro de 2014 30 anos de convivência ( desde o começo de namoro).. tínhamos 17 anos quando tudo começou, e ao contrário do que muitos dizem, não tenho em minha lembrança somente os momentos ruins.. isso é uma escolha nossa, o que vamos lembrar cabe a nós escolher ( eu pelo menos escolho)… dias ruins e difíceis todos têm, mas também temos os dias bons e felizes.. Costumo dizer que : Estamos juntos , mas somos dois, e isso é que fortalece a relação. Não tenho vergonha de dizer que ele me faz bem e me faz falta e ouço isso também..

  112. Cléia disse:

    Adorei o texto Mariliz!
    Me identifiquei completamente.
    Certa vez ouvi um conselho que guardei comigo:
    nunca diga que não deu certo, que acabou porque era ruim, que a pessoa não prestava, identificando apenas os defeitos. Se você beijou, se apaixonou, namorou ou quem sabe até casou…putz…era amor! Você curtiu, teve momentos maravilhosos e outros nem tantos…no mínimo foi um aprendizado…como tudo na vida! Seremos eternos aprendizes!
    Quem nunca se perdeu por amor, não sofreu, não chorou…sinto muito…mas você não viveu!
    Que delícia para uma mulher ou homem ser recordado com um sorriso no rosto pelo ex…se torna realmente inesquecível!
    um beijo e parabéns!
    já está add nos meus favoritos.

  113. E ser você mesmo sempre…
    Muito bom.
    Beijosss querida.

  114. Lúcia disse:

    que textinho de mulher submissa. só os fracos, e as fracas, que concordam com uma linha de raciocínio dessa natureza, “ser algo que o outro vai se lembrar, quem sabe, um dia”. triste.

  115. Rafaela Rufino disse:

    Bom dia! Adorei a leitura e me identifiquei em vários trechos do texto.
    É muito bom ser uma lembrança boa pra pessoas que foram importantes.

  116. Pingback: Seja a mulher que seu ex vai sentir falta | Espartilho

  117. Tamires disse:

    Adorei o texto…e acrescentaria também que na minha humilde opinião, ter alguém inesquecível ou se tornar alguém inesquecível para alguém não significa exatamente que você deva passar o resto da vida com esta pessoa ou que você perdeu a chance da sua vida, apenas significa que esta pessoa te remete bons momentos, boas lembranças! Lembrar-se com carinho de relacionamentos passados não significa que eles não deram certo e sim que eles valeram a pena!!!

    De qualquer forma lindo texto Mariliz!!! Beijos

  118. Debora disse:

    Perfeito… Amei o texto.

  119. Adriana disse:

    Eu adorei… Mulher de verdade… como dizia Arnaldo Jabour!!! “É melhor você ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada.
    Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a sequência de bíceps e tríceps.
    Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite?
    O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí? Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra futilidade!”

  120. Ricardo Lima disse:

    Parabéns pelo texto, você soube sintetizar em poucos parágrafos a sensibilidade do que as pessoas esperam e do que devemos ser numa relação.

    Aos que não tem essa sensibilidade e só criticam, nem se deem ao trabalho de tentar entender o texto, porque vocês são as pessoas que não queremos ter como ex.

    A melhor parte:

    ”daqueles que gostam de sofrer nas mãos de mulheres malvadas, aquelas que gostam somente delas e nada além delas mesmas. Homens se deixam seduzir por criaturas assim. Bem, quem não deixa?”

  121. Ka disse:

    Um pouco triste, mas um bom texto, porém esperei um final e… nada, o final aguado fez o texto ficar sem sal.

  122. Fredi disse:

    ô embate dos bons! Tô me divertindo lendo kkk. Certeiros são os erráticos caminhos da interpretação kkkk – A beleza de um texto possuí um solitário, acompanhado, casado e traído único objetivo: Ser livre inspiração quando amor e ser livre provocação quando amante! O que neste mundo poderia ser para todos nós certo, atemporal e absoluto? Que texto senão a existência poderia preencher e organizar os espaços da nossa efêmera e instintiva razão? Muito bom texto, idealizo que todos possam de alguma forma apreciá-lo para conhecerem um pouco mais de si mesmos! E que todas as histórias vividas sejam delas mesmas fins e começos. Pensando bem… existe sim, algo que posso ser, em definitivo, relativamente absoluto: “Todas as histórias bem interpretadas e livres das visões condicionadas, lá no final, onde um dia chegaremos, terão valido a pena.” kkk Parabéns aos escritores, sejam amores, sejam amantes!

  123. Joana disse:

    Eu acho que o título deveria ser mais realista, deveria ser “seja o homem que a sua ex vai sentir falta”, pois é óbvio que a autora sacaneou um rapaz, o perdeu e só depois de um tempo viu a merda que fez e hoje sabe que não vai mais encontrar alguém que queira uma idiota que escreve um texto patético desse 🙂

    • Mauro Chuairi da Silva disse:

      Cara Joana, nem sei se ela de fato sacaneou algum rapaz, mas é bem provável que você esteja certa, seja pelo grau de imaturidade que ela atesta, seja pelo nível de presunção ridículo (“eu tinha todas as respostas” – KKKKKKK) dela. Vim aqui só para dizer que concordo totalmente que o texto é PATÉTICO e típico de quem será infeliz sempre sem sequer compreender o porquê. Bem, melhor não perder as esperanças. Quem sabe daqui a uns 10 ou 15 anos ela estará rindo também do conteúdo típico de pré-adolescente mimada que se contém no texto em foco. Abraço e, se for o caso, desculpe-me pela intromissão. rsrsrsrs

      • mariliz pereira jorge disse:

        Mauro e Joana, vcs sao otimos. Deveriam pensar em escrever ficção. Ou estudar psicanalise e abrir um consultorio. Ja que vcs parecem saber tudo de uma pessoas por um texto de 3 mil carac.
        Beijos pra vcs da infeliz, sacana, idiota, que ta de ferias na Tailandia com o marido. 🙂

      • Mauro Chuairi da Silva disse:

        Cara Mariliz, desejo-lhe toda a felicidade do mundo, mas que eu achei seu texto muito patético isto realmente eu achei. A meu ver, notadamente, imaturo e presunçoso, De fato, julgar alguém em qualquer situação já é muito complicado e, tudo indica, um erro, ainda mais baseando-se em um único texto. Daí devo penitenciar-me e pedir-lhe desculpas por tê-la rotulado. Aproveite as férias com o maridão.

  124. MUitooo bom !!! É exatamente isso…. principalmente nós, mulheres,devemos nos dar o devido valor e saber que só seremos lembradas e reconhecidas por aquilo que fazemos diferente. O que se torna igual as outras não é lembrado e sim substituído.

  125. Alexandre disse:

    Se ex fosse bom DEUS não pediria para amar o próximo…

  126. phill disse:

    psicologia barata, Para que fazer uma pessoa sentir sua falta se você não mais querer ela, isso seria egoismo, vocês mulheres falam tanto dos homens que fazem vocês sofrem que estão querendo fazer a mesma coisa kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, vamos dar amor para recebermos amor, por que pisar nos sentimentos dos outros para se sentir melhor é pura falta de maturidade 😉

    • mariliz pereira jorge disse:

      Phill, vc nao entendeu o texto. É exatamente ao contrario. É sobre doaçao, sobre ser verdadeiro com o sentimentos, sobre entrega total. Pena mesmo que vc nao tenha entendido. Abraco

  127. Keila disse:

    O meu ex lembra de mim, todo final do mês! kkkkk,

    • Keila disse:

      O Amor tudo suporta! Tudo crê se é ex então nao foi amor, e para que ser lembrado? Bora amar a si mesma e nao precisar que um passageiro de sua vida, diga algo para ter uma sensaçao que valeu apena a relação! Ou talvez se perguntar o porque que nao deu certo? O Amor não é duvidoso.

      • Keila disse:

        Pra te esquecer, não precisei sair no desespero e ficar com a primeira pessoa que me apareceu. Não tive que te excluir das minhas coisas e nem sair falando mal de você pra quem sabe me sentir melhor ouvindo as pessoas dizendo que você não presta. Não apaguei teu número, não tô dizendo que virei a página e nem expondo minha “alegria” por ai. Não meu bem, não pretendo tentar fazer algo pra “estragar sua felicidade”…
        Eu simplesmente ESQUECI: Não me importo. Não me preocupo. E quando penso, acho ridículo. Comigo foi simples como respirar. ‪#‎é_semprea_ssim

    • marcovanbrain disse:

      Você sapecou lhe uma pensão hahahaahahhahahah

  128. Nathalia disse:

    Que texto mais lindo, me emocionei demais ! Parabéns ! Tem algumas pessoas que falam que eu dou muito amor, sou muito grudenta, mas eu só quero que ele sinta-se satisfeito com a namorada dele !

  129. e.vieira disse:

    Muito bom !

  130. oque torna o cheiro de um aeroporto tão especial?

  131. Alexandre Oliveira disse:

    Mariliz parabéns,adorei o seu texto e percebi que serve pra mulheres e tb pra homens,porque vivi uma situação parecida em 2013:conheci uma mulher exatamente como a mulher que o seu amigo do texto descreveu,por termos vidas corridas,só tive aproximadamente 21 horas com ela,foi uma relação relâmpago.Entre flores,bombons,pro seco,morangos,pedidos dela pra que eu trocasse pilhas de controle remoto, ajustes de altura de ventiladores e muitas risadas das minhas piadinhas sem graça,ela me chamou pra um cruzeiro de 5 dias dizendo pra gente parcelar em 10 vezes,topei na hora.Fiz um poema pra ela e ela me disse:Alê, eu já fui casada por 5 anos,conheci muitos homens,mas ninguém nunca fez o que vc faz,vc tem entrega nas coisas que leva a sério.Passou-se umas 7 ou 8 semanas,ela chega pra mim e diz:não vou mais viajar com vc,não posso namorar com vc,encontrei meu ex na rua e mexeu comigo,ainda gosto dele,além disso,vc ganha muito pouco,não dá pra ficar com vc!Detalhe:(o ex dela traia ela com qualquer uma e principalmente com as mulheres que ela pedia pra ele ignorar,funcionárias e clientes,e ainda chegou a agredir ela ,ou seja,ela era feita de palhaça,o cara um sedutor canastrão que ganhava 15 mil reais por mês).Há um mês atrás uma amiga dela me encontrou na rua e disse:olha,ela ficou triste e arrependida de ter dispensado vc,mas não vai te procurar porque ela é muito assediada (afinal ela é parecida com a Fernanda Motta),mas com vc Ela aprendeu que deve meditar sobre decisões na vida,e não agir por impulso.Eu Alexandre ,valorizo as mulheres enquanto estão comigo,não traio namorada,não espero brigar pra dar flores e aprendi com Ela que Requinte e Simplicidade podem caminhar juntos em uma mesma mulher,(ELA APRENDEU MUITO MAIS COMIGO DO QUE EU COM ELA )e que mesmo eu encarando todas as minhas relações como GRANDES AMORES e aprendizados,vi que o tempo é relativo fui mais feliz por 21 horas do que somando todas as outras,(ja tive namoros de 4 anos).Espero ter plantado uma boa semente.Sigo assim sem desistir porque prefiro viver do que só existir!

  132. Lais disse:

    Adorei o texto! Parabéns! Penso o mesmo, se for pra entrar em alguma relação, que seja intenso! E se acabou, que eu saia de consciência limpa, que coloquei SENTIMENTO! Porque vivemos em um mundo que o romantismo foi jogado de lado, que está na “moda” não se apegar nos relacionamentos. talvez seja por isso que as pessoas andem tão infelizes…Quando aprendermos que estamos aqui só de passagem e que não vamos ter novas chances de fazer qualquer coisa, vamos começar a fazer tudo da menor maneira possível! Eu pelomenos, gosto de ser lembrada por algo bom, não ruim…Então se acabou, é porque não era pra ser, porque se você fizer de TUDO pra dar certo, e a pessoa fizer o mesmo vai dar…E se não der certo, bola pra frente! O mundo está cheio de novas pessoas e oportunidades, se uma pessoa não deu valor pro seu MELHOR, vai ter alguém que dê o valor que você realmente mereça! Esses dias li uma frase que resume tudo: “Mulher tem que saber ser mulher, de vadias o mundo já está cheio” Blair Waldorf.

  133. marcovanbrain disse:

    Ufa acabei, li todos os comentários alguns interessante e outros que nem precisavam de ser publicados tipo o do Sr Caio e da Sra Maria Eduarda que tive que comentar.

    Todos tem o direito de opinar, por ou contra, mas ofender jamais. Ninguém está aqui para fazer juízo de valor da autora e sim avaliar a situação do texto.

    Bom vamos lá!

    Gostei muito do texto, algumas partes tem coisas de mulhererzinha mesmo, mas no contexto geral eu acho bem escrito e fantástico, como já foi dito serve para o homem e para a mulher talvez poderia trocar mulher por pessoa para ficar mais genérico.

    Eu tive o primeiro relacionamento que achei que era o único, acabou por motivos externos que não faz nenhuma referencia a sentimento, hoje eu estou em relacionamento que está no CTI em coma, essa pessoa esperei por 11 anos a minha oportunidade, fui vivendo e não parei no tempo.

    Tive mulheres boas e más na minha vida, nem por isso, vou julgar, ela não foi boa pra mim, mas pode ser boa pra outro. A questão de ser boa e má é muito subjetiva porque depende das condições de cada um, você vive com alguém de uma forma e depois que acaba ela pode viver com outra pessoa de uma forma totalmente diferente que faz da pessoa atual melhor que a antiga.

    Voltar em uma relação pode ser uma segunda chance de ajustar, mesmo porque amor é uma arte com a autora diz, o amor é quando você aceita todos os defeitos da pessoa e a paixão é quando você apenas enxerga as coisas boas.

    É comum colocarem a culpa no sexo, mas já pesou em colocar o sexo em 2 plano, tente ficar 1 semana 1 mês sem sexo e veja se seu relacionamento vai sobreviver, se isso acontecer isso mostra que o respeito pela pessoa está acima do sexo e já conseguiu se diferenciar do animal passando para o lado racional.

    Se eu não tivesse tido essa oportunidade com a pessoa que esperei a 11 anos eu poderia muito bem voltar pra minha ex que foi das pessoas que relacionei a que mais amei, mas hoje eu tenho uma pessoa que também me completa, apesar de estarmos em uma situação delicada.

    A falta de respeito, espaço, confiança e compromisso são os principais causadores da separação.

    Muitas pessoas ficam dando de durona de orgulhoso e não corre atrás, quem ama é capaz de fazer besteira para não perder o amor, porque o amor é cego. Se para você a pessoa te completa não fica tentando procurar outra com as mesmas qualidades porque a chance é 1 em 1 milhão, talvez seja mais fácil jogar na loteria que encontrar alguém que seja aquilo que procura.

    Príncipe e princesa não existe, mas podemos torna a pessoa que amamos em nossos reis e rainhas.

    Pra terminar alguns comentários sobre o que foi lendo dos posts anteriores.

    Raul Parreira Maciel disse: 11/09/2013 às 18:56
    Falou coisas interessantes, mas senti que ele tem alguém que ele deveria dizer “Eu te amo”, que conflitos iram melhorar.

    Paula Garcia disse:17/09/2013 às 14:19
    Não sei se viver apenas no presente e de oportunidades, se sua vida é assim, você não alimentar seus sonhos.
    O sonho é um objetivo que almejamos com alguns até impossível, mas sonhar é de graça.
    Sonhar é pensar no futuro e nas possibilidades que esse sonho pode te permitir.
    Se eu não pensar no amanhã, para quer eu vou planejar uma vida, compromissos e etc.
    Desculpa não entendi o que você espera da vida, já que só vive o presente.

    Angela Victorino disse: 25/09/2013 às 21:06
    Gostei do ingrata, você não foi submissa.
    Amélia é atenstado de submissão.

    Jessica disse: 24/10/2013 às 03:25
    Jessica por algum motivo ele sentiu que foi traído, por isso.
    Se ta solteira e gosta dele e ele quer você de voltar.
    Está falando abobrinhas na net para você tomar alguma atitude.

    Cleilson disse: 03/12/2013 às 15:17
    Falou uma coisa muita importante, amar é viver.

    Mauricio Elsa Matsinbe disse: 09/12/2013 às 20:37
    Não deixe que seu relacionamento seja uma praça que todos tenham acesso liberados para ficar opiniando. Estreite essas relações para o seu relacionamento durar, o meu teve tanta pitaco que foi parar no CTI, ainda não sei se vai sair do coma, mas está muito delicado.

    Cléia disse: 15/01/2014 às 18:06
    É por ai que acredito também, porque sentimento pode voltar até mais forte que se imagina.

    Tamires disse: 16/01/2014 às 16:37
    Ótima reflexão.
    Alexandre disse: 17/01/2014 às 03:21
    Hahhaha esse pegou a mulher malvada e ficou sequelado kkkkkk

    Mariliz
    É isso ai, uma pessoa só vai saber o valor de alguém quando não conseguir achar alguém que seja tão completo igual a que estava anteriormente, mas será que precisa arriscar?

    A filosofia que sigo é a do filme Como se fosse a primeira vez, faça a pessoa feliz todos os dias como se fosse a primeira vez que estivesse vendo a mesma.

    Sejam feliz para sempre.

  134. Antunes disse:

    Show o texto… Meus parabéns…

  135. cportella disse:

    Uma música que cairia bem com o excelente texto seria “WHEN I WAS YOUR MAN – Bruno Mars”

  136. Jonathan vinicius disse:

    Concordo plenamente .. nao eh pelo fato de ser homem mais siim pelo fato di tudo ser a pura verdade..

  137. Maria disse:

    Que engraçado esse perfil. Nunca tinha encontrado alguém, além de mim, que gostasse de ouvir línguas que não entende. Uma vez, vivendo em uma moradia de estudantes na Alemanha, tinha uma vizinha de quarto africana. Todos os dias a atormentava para falar Yorubá para mim, sem entender uma única palavra. E era sempre a melhor parte do dia! Obrigada por me trazer de volta essa lembrança!
    Sempre que viajo presto atenção o tempo todo a minha volta pra ouvir em que possível língua as pessoas estão falando.

  138. Mary Xavier disse:

    mariliz amei seu texto me identifiquei aliás; me vi nele eu sou exatamente assim em tudo que faço dou o melhor de mim principalmente num relacionamento pois se não der certo eu saio bem com minha consciência tranquila não deu porque não tinha que dar. e sigo em frente sem ficar presa ao passado, pronta pra outra história é bom ser lembrada com carinho por alguém que um dia você amou. trocou juras e momentos felizes. bjos

  139. Pri disse:

    Amei o texto!

  140. Morena Flor disse:

    Parabéns pelo texto! Minha cara, impressionante mesmo foi perceber o quanto o texto causou polêmicas. Percebamos que os confrontos partem, quase que em totalidade, de opiniões baseadas em experiências pessoais, logo, baseando-se na minha experiência, digo que seu texto tocou-me a epiderme! Acredito que as interpretações feitas até então fogem as regras de interpretação textual ensinadas nas instituições. Trata-se, pois, de sentir a essência do texto, isso a depender da nossa própria essência, claro! Se a sua aproxima-se da minha, eu compreendo e concordo com as suas intenções, caso contrário, haveria a enorme possibilidade de que eu desaprovasse as suas ideias. Confesso que ri muito com um comentário em questão! Mas não citarei nomes. E, voltando ao texto, acho pertinente revelar que acredito que a sua intenção foi a de nos levar a refletir sobre o papel que podemos ou não desempenhar, positivamente, na vida de alguém, então confesso que conseguiu! Você enquanto escritora sabe que devemos levar em consideração o público para o qual escrevemos, o suporte no qual o texto irá circular, e os objetivos que pretendemos alcançar com o texto, já que este é de extrema função social. Em função disso, considero que as figuras de linguagem, a própria linguagem e arranjo, leves, do texto, foram muito propícias para aproximar o público leitor do que o texto tentar expor, e não apenas pela sua escolha temática (“ex”…), que teve sucesso, ao passo que mantém relação com o público gerando impressões divergentes e convergentes das suas enquanto criadora do mesmo.

  141. Jorge Horácio disse:

    Confirmado! Nenhuma que escreveu aqui é destas.

  142. Luana maciel disse:

    Me deu um pouquinho mais de força pra seguir nessa fase de término!

  143. Renato disse:

    É furada construir um relacionamento, amaldiçoando-o. Amar uma pessoa já pensando em ela ser “EX” é amaldiçoar o seu relacionamento, “…para que seu ex não te esqueça…” , que amor é esse? O bom é focar no “pra sempre”, casamento é cumplicidade, se uma parte vacilar, ele desmorona.

  144. claudia disse:

    Gostei do texto e acho que ele se aplica no momento pós separação,quando ainda estamos fragilizados e ainda temos sentimentos fortes pelo ser amado. Querer que ele não te esqueça é o que mais nos dá conforto na fase de fossa,de recomeço, pois nos sentimos magoadas,feridas e queremos ser o que de melhor o outro perdeu.Nos dá a sensação de sair da relação um pouco mais de dignidade.

  145. Alvaro disse:

    Minha ex esposa disse não sentir mais nada por mim, nem mesmo atração. Hoje, ela tem um namorado e, segundo ela, sente a tal atração por ele.
    Sei inclusive que ela dividiu os momentos mais alucinantes de sexo com, dentre eles o dia em que a fiz chorar de emoção enquanto fazíamos. Óbvio: o atual transformou isso numa meta.
    Hoje tenho uma pessoa que sabe que casamento não é sexo e nem corpo. É a vontade de pra sempre cuidar um do outro, independente do sentimento ou situação, e pra sempre (estamos apenas namorando mas já pensamos em casamento).
    Acho que as pessoas deveriam aprender a amar primeiro para depois sofrerem, que foi o meu caso.
    Vivi 6 anos ao lado de quem eu jurava ser o amor da minha vida. Sofri o inferno ao vê-la com outro. Mas, no atual relacionamento, vi aque amei ela sim. Mas nunca fui amado de volta.
    Fui apenas um amante vigoroso e dedicado. E somente.
    Eu realmente amo minha namorada e sou amado da mesma forma. De todas as mulheres do mundo, ela é a única que capaz de encher os meus olhos de água, no meio da rua, com suas declarações por Whatsapp.
    Esqueça isso de ser a grande ex dos namorados anteriores. Seja o espetáculo na vida de alguém que te ama de corpo e alma.
    Isso sim é vida.

  146. Luciane disse:

    Gostei do texto. Eu tenho ótima relação com todos os meus ex e sim, sinto falta de todos eles. Como não sentir saudade de pessoas que foram importantes para vc? de pessoas que te fizeram felizes e que vc fez feliz? Claro que a relação muda, o jeito de gostar muda, mas são pessoas que sempre farão parte da minha vida e por quem sempre sentirei uma forma de amor.

  147. Guilherme disse:

    Só não sei Porque não ser a mulher que seu ex quer ter quando está com ele…. Assim não seria seu ex, e sim seu companheiro….

  148. Miriam Araujo disse:

    Li o texto e me identifiquei muito, estou divorciada a dois anos, meu ex está com uma moça ,(a que ele me traiu), claro que fui eu que terminei por esse motivo e não foi a primeira traição ao longo dos quinze anos de casados foram várias.
    Ele sempre me liga, pra ouvir minha voz, e dizer que sente minha falta e que serei inesquecível, que mesmo que tenha outra é a mim que vai amar pra sempre……. não consigo entender isso!!!
    Até o momento não conheci ninguém e desejo realmente refazer minha vida, mas parece que ainda estou, sem querer de fato, presa a ele e não consigo liberdade….. sei que talvez ele não encontrará uma mulher que o ame como amei e fez tudo que podia e que não podia para estar com ele…… mas preciso sair disso ……Talvez não seja bom ser alguém marcante na vida do ex……. isso pode te deixar em prisões…….

  149. Para uma relação dar certo, ambos precisam se sentir amados, ser cúmplices um dos outro….Depois de acabar, ficam só recordações para uns boas p/ outros ruins. O importante é viver intensamente o presente!!!!

  150. preeamigas disse:

    otimo comment Alvaro. no meu caso fui mto amada e me faltou amar, ainda estou aprendendo a me doar, pra mim e’ o mais dificil, e ao contrario do texto, os namorados que menos amei foram os que mais eu marquei

  151. Carolina Pereira disse:

    Eu super me identifiquei com esse texto!
    Eu tomei partido de terminar um relacionamento de 4 anos em que todos eles eu fui traída, sim demorei tudo isso para cair na real. E sabe de uma coisa sofri horrores logo que terminei e sabe pq? Pq descobri que eu vivia mais a vida dele do que a minha própria. Hoje, me sinto só, mas tenho a única certeza que um dia vou encontrar a paz em um relacionamento da qual o meu futuro parceiro vai me dar o respeito que sempre mereço e não obtive nesse relacionamento.. onde amei, fui amada, mas não fui respeitanda o suficiente para ele quer ficar ao comigo.. 4 anos de namoro e 4 anos de diferença na idade eu mais velha e ele não teve a “juventude” que um homem sempre gosta aquela fase de curtir, ficar com qualquer uma e não dar satisfações… Pois eh muitas coisas, mas esse texto me fez acreditar que realmente se a cerveja ficar quente nunca será a mesma cerveja!!!
    Obrigada por um belo texto!!!

  152. Krika disse:

    Não é questão de ser boa para o ex, e sim nos entregarmos a paixão ao máximo. Fazer tudo que está ao nosso alcance para fazer dar certo. Caso não dê, fica a sensação de dever cumprido.
    E é bom o ex olhar para nosso atual e pensar “homem de sorte”. 😉

  153. Anônimo disse:

    Meu Deus! Vocês não sabem de nada… que visão romântica dos homens. Ex-namorada, pra 99% dos homens tem um carimbo na testa de “já comi” e ele tá olhando pras outras (todas as outras) sem esse carimbo na testa. Sem mais…

    • mariliz pereira jorge disse:

      Visao romantica? Nao, a gente so vive num mundo de gente normal, que ama, sofre, se arrepende. Homens, inclusive. Vc é que deve viver num mundinho cheio de homem babaca, vc incluido. Mulher tbem olha pra tras e pensa, ja comi. Mas a gente nao foca batendo no peito pra dizer isso. E antes que eu me esqueça, nao seja covarde pra vir aqui cagar regra se nao tiver coragem de escrever essas bobagens, esses cliches, e assinar com nome e sobrenome.

      • Bia Doria disse:

        Bundão! esse provavelmente passa mais tempo “olhando pras outras (todas as outras) sem esse carimbo na testa” do que efetivamente comendo alguém. Outro clichê.

      • mariliz pereira jorge disse:

        Boa, Bia!

  154. Juliana Gomes disse:

    Eu, sinceramente, prefiro ser a mulher que não meu marido NUNCA vai querer como EX.

    • mariliz pereira jorge disse:

      Juliana, normalmente eu ignoro comentários como o seu. Mas hoje vc me pegou inspirada. Você não entendeu o que eu escrevi, talvez não tenha nem lido o que está escrito. Ou tem problemas sérios de interpretação de texto. Você leu o título e veio aqui dar de dedo e querer bancar a pessoa bem resolvida.
      Vamos lá, o texto trata exatamente de você ser uma pessoa incrível para o seu parceiro atual, diz que a gente tem que ser o que é, viver o que tem que viver, não economizar no amor com a pessoa com quem estamos. Para um relacionamento dar certo depende da dedicação dos dois lados. Não temos controle sobre o outro, mas podemos ser sim pessoas especiais. Se não der certo, se a gente não quiser mais ou o outro resolver ir embora, fizemos nossa parte. E certamente seremos inesquecíveis para o nosso ex. Ficou claro ou você quer que eu desenhe? Espero que vc seja muito feliz com o seu atual. Assim como eu sou com o meu. Boa sorte.

  155. Renata disse:

    Adorei, esse texto disse muitas coisas que nem meia frase explicaria!

  156. Maiara disse:

    Mto bom o texto, eu A-M-E-I.
    Felicidade é amar, mas nem sempre amar trás felicidade 😦

  157. Vanessa Machado disse:

    De tempos em tempos volto ao seu site só pra ler esse texto.
    Independente das discussões e interpretações para outras pessoas,PARA MIM significa algo muito especial.
    Há oito anos,em uma festa,conheci um desses “ex inesquecíveis”. Estava beeeem longe de ser o mais lindo do mundo rs nunca foi meu namorado,nem meu amor nem nada do tipo,mas me pego milhares de vezes relembrando o que tivemos. As músicas que ouvíamos juntos,nossas conversas no meio da madrugada,nossas brigas que sempre acabavam em gargalhadas,o sotaque mineiro dele que eu amava,o sexo “inacreditavelmente perfeito”…Tudo!
    Durou um mês (talvez o mais intenso da minha vida) e nos afastamos porque “era muito cedo para compromisso”. Mantivemos contato durante algum tempo,até que ele se casou. Nos falamos alguns anos depois e foi incrível perceber que tinha sido tão especial para ele quanto foi para mim. Conversamos por horas,ele me falou de cada detalhe do que também sentia saudade e ficou aquela impressão de que vai ficar pra sempre no coração.
    Não tenho mais contato com ele,mas até hoje sinto aquele friozinho na barriga quando ouço o seu nome,sinto um perfume parecido ou ouço as músicas que embalavam nossos dias. E como diz Roberto Carlos “das lembranças que eu trago na vida,você é a saudade que eu gosto de ter…”

    Acho que o texto se trata um pouco disso:se permitir viver intensamente algo que possa ser inesquecível,independente de durar um dia,um ano ou dez.

    Parabéns Mariliz,você consegue tocar muitos corações com seus texto.

    • Mauro Chuairi disse:

      Cara Vanessa,
      É muito confortador ouvir histórias lindas como a sua, notadamente, numa época de tanta hipocrisia e de tantos desencontros.
      Quanto ao texto da Mariliz, em meu sentir, ele contém um atestado de imaturidade acentuada, quando ela se diz sabedora de todas as respostas. Quem haverá de saber todas as respostas?
      Num comentário antigo que fiz sobre este texto, disse à Mariliz que ainda chegaria o dia em que ela riria da tamanha inocência desta colocação.
      Até porque, caso estivéssemos cônscios das deficiências de uma relação deliciosa, jamais esperaríamos o seu fim para dizermo-nos sabedores de todas as respostas. Obviamente, nos anteciparíamos e usaríamos de tudo de melhor ao nosso alcance para corrigi-las, de forma a mantermos esta tão desejosa relação.
      Tenho lembranças semelhantes às suas e tenho a convicção de que elas estarão eternamente presentes de forma intensa.
      Um grande abraço,
      Mauro Chuairi

  158. Alexandra disse:

    Eu amei uma pessoa e esta pessoa me amou muito…o magoei e ele não quis me perdoar (não foi traição) ele começou a namorar outra pessoa, mas de vez em quando voltava a se declarar pra mim…eu sabia que ele queria era me esquecer…casou-se com essa mulher e 2 anos depois, veio me procurar e perguntava: pq foi tão rápido entre nós dois? pq não deu certo? eu ainda penso em vc (7 anos depois!) eu sinto seu cheiro, sinto sua pele…mas eu não quis de volta, pq tentei que ele voltasse pra mim, antes de se casar, mas o orgulho dele não deixou…então, mesmo gostando, não quis para nunca mais… sei que é infeliz e pensa em mim ainda…

  159. Junior disse:

    Eu estava olhando a página de uma amiga e ela tinha compartilhado este link. Depois de ler o texto e alguns comentários resolvi compartilhar ,minha experiência e minha opinião.
    Um relacionamento se torna realmente inesquecível quando aprendem que o relacionamento, o namoro não é para se levar a sério quando os dois buscam aproveitar o tempo que tem juntos sem se preocupar com futuro e sem trazer o peso do passado.

    Acredito que muitas vezes somos levados por uma cultura que nos faz criar relacionamentos, namoros cedo demais. O que nos obriga devido nossa dependência financeira dos pais e outras dificuldades da adolescência e início da vida adulta, tais como: carreira, estudo, trabalho. Muitas vezes as pessoas se dão bem, mas não têm objetivos em conjunto. O que acaba causando desgaste e pessoas com relativamente pouca idade e muita decepção numa área tão importante da vida. O que se devia em levar em conta o tempo que o casal tem para conviver,pois passamos 8 horas dormindo, 8 horas no trabalho, 2 horas de trânsito mais as atividades diárias acabam sobrando pouco tempo para o casal que ainda é dividido com a televisão e a internet(futebol, salão de beleza).

    Como disse anteriormente acredito para ser inesquecível é aprender a aproveitar o tempo livre e criar atividades para que usem juntos. Ha questão de um ano atrás voltei para a cidade onde cresci e meus pais moram. Fui numa balada encontrei uma menina com que me relacionei por pouco tempo mas que nossos momento juntos eram excelentes mas tinhamos ritmos e modo de ver a vida totalmente diferente. Num Eduardo e Mônica do Legião Urbana as avessas. Pensei comigo quando nossos olhares se cruzaram e foi recírpoco poderíamos estar juntos até hoje. Só que ela percebeu tarde quando eu dizia que não era necessário acelerar tanto as coisas.

    Depois disso me peguei penssndo que quando eu estava para completar 19 e ela estava para completar 18. Tinha paciência e o início da minha vida adulta para mostrar como aproveitar a vida e assumir responsabilidade sem que ela perdesse sua natureza…..

    Hoje eu desenvolvi minha vida projetei longe da cidade onde meus pais vivem e ela vai continuar lá….

    Hoje eu falo para as minhas primas mais novas tenha paciêcia beije na boca mas faça isso com responsabilidade não viva para fazer isso. Viva cada coisa ao seu tempo mais importante do que para o homem a faixa de idade dos 15 aos 25 anos decide como será o resto da vida da mulher. Diferente do homem a mulher além de estudar, escolher uma profissão e começar a namorar tem o risco da gravidez. Não faça nada porque os outros fazem ou porque alguém quer que você faça…

    Você vai começar a viver de verdade depois de 2 anos de formado com seu dinheiro sua poupancinha e seus 24 anos. Você conhece o Carnaval na Bahia, Passa o Reveillon em Floripa, vai passar o inverno em Campos do Jordão.Vai antes nas Raves e Micaretas também mas com moderação…

    Nós viemos para esse mundo para fazê-lo melhor e desfrutar cada experiência e lugar da melhor maneira possível. Só que tem te que ter cuidado quem brinca muito com fogo pode se queimar.

    Relacionamento para dar certo e ser inesquecível é mais atitude, companheirismo, menos personalidade uma pitada de beleza sem exageros ( se cuidar, estar bem vestido, apresentável) e criar projetos em comum( estar na mesma fase de vida ).

  160. Adriana disse:

    Tive um relacionamento com uma pessoa ´por 12 anos, eu tinha 16 e ele 19 anos. Foram muitas brigas, muito amor, muitas loucuras, nos amamos, nos odiamos. Mas sempre muito intenso.
    Sempre acreditei que amor é um só na vida da gente.
    Separamos ele teve outras mulheres, teve uma filha linda e se separou da mãe da menina. Eu segui com foco total no trabalho, tive algumas paixões mas nada se comparava com o que senti e vivi com ele.
    Não sei dizer se namoramos, se fomos enrolados, mas tivemos uma história que marcou a vida de ambos. Passaram-se 10 anos e sem mesmo entender e perceber ele começou a me procurar, lutei muito para não sair com ele novamente.
    Mas acabei cedendo e estamos há três meses juntos novamente. Sinto que de alguma forma fui importante na vida dele, e tive a certeza que ele é e será o grande amor da minha vida.
    Novamente não temos um título para o que estamos vivendo, mas combinamos de ser verdadeiros um com o outro e estamos vivendo um dia de cada vez.
    Sinceramente estou cheia de medos, mas não quero me importar com os por quês, só curtir cada momento ao lado dele como se fosse o último.
    Eu estou com 38 anos e ele com 41 anos, mas estar ao lado dele me faz sentir aquela adolescente de 16 anos e eu o vejo como aquele jovem de 19 anos lindo e encantador. Sinto aquele gelo na barriga cada vez que me envia um whatsapp, cada vez que me elogia meu mundo para, muitas vezes não sei como agir, mas me limito a sorrir e dizer como ele me faz bem!
    Enfim,hoje tenho certeza que fui uma pessoa que deixou marcas em sua vida, e que de alguma nunca se esqueceu de mim!

    Agora é viver um dia de cada vez…. E de coração não sei o que o destino o reserva, mas desejo do fundo do coração cuidar dele e o amar para o resto de minha vida!

  161. Fabiane disse:

    Gostei sim do texto… verdadeiro… Mas admito que prefiro lembrar das coisas ruins somente do fim do meu relacionamento, talvéz no momento eu esteja muito magoada , ferida… mas prefiro lembrar de quão covarde ele foi comigo, de quão egoísta as pessoas são. Amores amoresss não existem… as pessoas declaram amores , dizem q amam , mas quando precisam provar, provam o contrário. O pior sentimento que existe é a ingratidão e o desprezo , e este eu conheço bem. Não quero ser lembrança boa e nem quero ter boas lembranças de alguém q tanto me feriu, me feriu porque nunca amou verdadeiramente.

    • Cleilson disse:

      Penso o mesmo que você Fabiane. As pessoas realmente podem ser muito cruéis. O egoísmo está destruindo os relacionamentos. As pessoas só pensam em si, suas carreiras, sua imagem perante os outros, seus hobbies… O egoísmo é o contrário do amor, que é doação. Também estou muito profundamente magoado com uma pessoa, só que ainda estou com ela, ainda sofrendo de ingratidão, desprezo (esse também conheço muito bem). Às vezes dá vontade de ter uma maquininha de apagar a memória.

  162. Texto Maravilhoso ameiiiiiiiiii

  163. É furada construir um relacionamento, amaldiçoando-o. Amar uma pessoa já pensando em ela ser “EX” é amaldiçoar o seu relacionamento, “…para que seu ex não te esqueça…” , que amor é esse? O bom é focar no “pra sempre”, casamento é cumplicidade, se uma parte vacilar, ele desmorona.

  164. Zeca Brito disse:

    Um olhar masculino..vc diz: “Terminei o namoro e não olhei pra trás. Nunca olho.” e “Seja o tipo de mulher, que os nossos ex-namorados vão sempre lembrar e pensar: que pena que não deu certo.”
    Será que só as mulheres tem esse direito? Tentei colocar minha ex na situação do texto e sentir isso por ela, mas (in)felizmente, só me vi nele. Então, pra ficar mais democrático, coloque “a pessoa” ao invés de “namorada”. 😉

  165. SILVA disse:

    O MEU EX MANDOU ESSE TEXTO PRA MIM. EU NAO ENTENDI MTO BEM O QUE ELE QUIS DIZER…

    • Cleilson disse:

      De alguma forma você deve ser importante para ele, mesmo que a relação tenha chegado ao seu término. Todos nós marcamos de um jeito ou de outro a vida daquelas pessoas com quem nos relacionamos. No seu caso, acho que deve ter marcado positivamente, senão ele não ia perder o tempo dele enviando para você.

      Busque aqui o que lhe for positivo e agradeça-o pela atenção. Fora o texto principal, também há muita coisa boa nos comentários. Em primeiro lugar, estamos neste mundo para sermos felizes. Grande abraço.

  166. Pingback: Sexy Links da Semana #3 • Dona Coelha

  167. tchesta sambo disse:

    eu Amo meu ex,mas ele tem outra,mas o engraçado dixo é que ele mi ama tmbm pelo menos é o que ele diz,ele diz que mi ama que quer tranzar comigo e que sente muitas saudades minhas e de sentir meu corpo,ele mi garante que ainda não tranzou com a namorada,eu propus que só podiamos ser namorados mas ele não aceitou e na verdade tmbm não consigo….porfavor eu pesso ajuda o que faxo,paro d lutar por ele??? ou continuo fazendo papel d outra o que é muito triste,porfavor mi digam o que eu faxo,eu xtou disisperada porque ixo mi mata por dentro.

  168. patricia disse:

    eu amo jorge mas do que a mim mesma patricia silveria

  169. martha disse:

    Se os homens não fossem tão machistás, cuimentos e possessivos seria muito fácil conviver a dois. A minha experiência me diz que a maioria parou no século passado. Nós mulheres independentes não podemos aceitar a submissão. Fazer somente do jeitoque eles querem.não poder sair sozinha, ou com as amigas. Minha visão dos homens hoje é a pior possível. Em 9 anos tive 2 relacionamentos sérios. Os dois terminaram pelos mesmos motivos. Agressões, grosseiras sem motivo, inexplicavelmente, parece que eu atraio esses tipos. Sou super companheira mas certas coisas não admito. Mesmo assim levo até o fim, dou mil chances, faço de tudo pra daramor a quem merece. Estou consciente de fiz a minha parte. Até chegar na gota d’água. Aí, sai de perto Pq não sou mulher de frescura nem de dar crises, tenho meu dinheiro, meu carro, minha casa, não preciso passar por isso nunca mais. Acho que eu serei lembrada como uma boa mulher que os deixou , alegre, divertida, sem luxos ou futilidades. Talvez irão dizer, era maluca…de repente sumiu….mas eu sei, e eles também, onde começaram os problemas. Machismo, cultura antiga que perdura até hoje. É ou não verdade que os homens querem as submissas ? Vou ficar só para sempre, mas antes só que nas mãos de um agressor. Ou um autoritário.

    Texto da autora excelente, concordo com ela, é bom ser boa mulher, companheira, mesmo quando não reconhecido, mesmo que tudo dê errado, pelo menos você fez o melhor de si.

    ,

  170. Thais Cordeiro disse:

    Queria que você conseguisse problematizar o termo “tipo de mulher”. Nem que usasse “tipo de pessoa”, seria melhor, pois você não estaria fazendo uma associação direta entre gênero x comportamento social.
    Vários termos problemáticos e machistas nesse texto. Veja bem, não é um ataque. É muito importante que na sua posição de jornalista, tome cuidado com o vocabulário.
    “Mulher tá fácil hoje em dia, mas dessas que fazem a gente feliz mais do que uma semana… encontrei poucas.”
    Sério mesmo? Você acredita então que é dever da mulher fazer o homem feliz? Você acredita que um ser humano é capaz de FAZER outro feliz? Como assim mulher tá fácil? Você é um ingresso de show, uma vaga de emprego concorrida que “tá fácil” agora?!
    Enfim, amor é uma coisa muito complexa, sabe? Nunca conseguiria escrever um parágrafo e dizer “amor é isso”. Mas que bom que você consegue ser mais simples que isso.

  171. Luciane disse:

    Tenho 2 anos e 9 meses que moro junto com um cara que eu era loucamente apaixonada, morria por ele, na minha vida só existia ele,ele era meu tudo, meu ar, minhas lágrimas e minha vida. Hoje penso que ele ñ me ama, sendo que a única coisa que eu queria dele era ser amada, como qualquer mulher no mundo quer. Pra ele nada que eu faço tá bom, nada que eu falo tá certo, eu tento fazer de tudo pra agradar mais ele sempre faz algo pra mim desagradar e ainda quando eu brigo ou até quero conversar ele ainda me eu se sentir um lixo, como se sempre quem fosse a errada da história fosse “eu”. Sabe to cansada… Quero alguém que me ame e me faça feliz e ñ alguém que só sabe me criticar e me deixar pra baixo. Hoje eu já nem sei o que sinto por ele.

  172. Pois é bela Mariliz… Fez-me lembrar de Amarello Amor, com Carolina Ferraz.
    Temos um geração triste, enfadada.
    Uma geração matemática. Tudo está ligado diretamente aos números e suas exatidões. Percebe-se cada vez mais uma lista enorme de “qualidades técnicas” aos pretendentes. Quantos anos ele(a) precisa ter, se é fumante ou não; se possui filhos, se pretende ter outros…
    As pessoas precisam ler e reler mais seu texto, precisam assistir Amarello e Tomates Verdes Fritos.
    Mas não acho que o ponto crucial está onde tantos falam, no sistema social e emocional alterado pela mudança de valores causada pelas mulheres, pelos homens ou pelos gays.
    Acho que está muito além.
    Está na velocidade alterada dos tempos. Na facilidade das coisas, não só do amor barato. Falo da comida enlatada que entregam em casa, do mobile que gerencia seus contatos em quaisquer lugares do mundo.
    Falo da quantidade excessiva de informações e de sugestões (e sugestionamentos).
    Estamos na era do descartável.
    A poesia está tão escassa que quando lemos um texto como o seu, nos debruçamos a ler até os comentários dos leitores. É sede do velho. Isso se chama saudade. E muitos sentem, mas não sabem nem pelo que ou quem estão sentindo.
    Achei hilária a frase do seu amigo, “Sabe como é, mulher tá fácil hoje, mas dessas que fazem a gente feliz mais do que uma semana… encontrei poucas.”
    A que triste fim Policarpo chegou, não é mesmo? Nos sentimos Romeu quando achamos uma mulher que nos faça feliz por mais de uma semana…
    Aí leio o comentário da Thais Cordeiro e me deparo com a problemática filosófica e intelectual do defensor ao politicamente correto. Isso assusta. Tudo é machismo, é feminismo. Falar do problema gera conflito.
    Sim, Thais. A frase que você repudia é, de forma corajosa, completamente real. Chega a ser palpável. Mas não é pra se ofender, não são só as mulheres que estão na vitrine do supermercado. Os homens também. Ou por acaso, os milhões de usuários de um Tinder, que se cadastram e colocam “Quero isso, aquilo e aquilo outro. Se não oferecer essas qualidades, clique no X”, estão lascivos de amor?
    Mas isso é lindo Thais. Enquanto estivermos discutindo num post como este, comentado a um texto assim como de Mariliz, o amor ainda terá salvação.
    Que sejamos sempre os melhores namorados(as). Que sejamos Vinicius em cada amor, como disse, nas entrelinhas, a jornalista.
    E que o desejo da autor, de forma muito clara pra mim, seja não só realizado, mas que nos contamine também. Que encontremos um amor de conto de fadas e nunca mais sejamos “ex”!

  173. brendacarolinadilsson@gmail.com disse:

    Eu terminei meu relacionamento com meu ex a um mês. E mesmo assim mantive contato por msgs com ele sendo firme mas não insistindo. Pois uma semana atrás ele me falou que sente muita saudade dos momentos bons que passamos juntos e que eu poderia contar com ele no que precisar sempre.Mas antes disso ele me convidou pra nos ver e tomar um café e tal… Passou dois dias e ele não me mandou nada. No terceiro dia sem nos falar ele me mandou uma msg assim: Boa noite se cuida,sabe que estou sempre aqui no que precisar,bjos! Não sei o que ele quis dizer? Será que ele quer reatar o namoro ou só quer amizade mesmo.
    Se poderem me ajudar eu agradeço amo muito ele e gostaria de opiniôes se ele quer voltar ou não. Abs!

  174. Daniella disse:

    Não quero ser a mulher inesquecível do meu ex……Quero ser a mulher inesquivável que vive sempre ao seu lado….Cultivando as boas coisas que a vida e o merecimento proporcionam…..

  175. Sabrina disse:

    Eu tenho certeza que fui inesquecível , fui casada por 10 anos e meu ex marido saiu de casa para viver uma aventura por que segundo ele estava infeliz não entendo até hoje infeliz por que ,vivíamos um casamento invejável onde não tinjamos brigas, discursoes um sempre respeitou o espaço do outro, acontece que um belo dia apareceu uma loira com um baita carro dando mole pra ele e e afim de achar um otário pra assumir os 03 filhos que ela tinha e ele fez essa burrada na vida dele, pediu divorcio com 05 meses de divorciado se casou com ela no civil,pra minha felicidade com um mês de casado veio me pedir perdão dizendo que eu era a mulher da vida dele e que ele nunca ia me esquecer,dizendo que estava arrependido de tudo que me fez sofrer, agora imagina se eu vou querer um homem desse de volta, nem se ele viesse cheio de ouro.Tenho amor próprio me deixou com uma criança de 03 anos de idade.hoje eu sou formada em direito trabalho pra mim ganho muito mais que ele vivo bem e feliz, não tenho ninguém ainda mais pretendo ter em breve. Com isso mostrei a ele que eu faço a diferença.

  176. Michele disse:

    Vai a/ outro namorado.

  177. Ana Karla disse:

    Texto maravilhoso! Sermos intensos no que fazemos, sempre traz ex arrependidos! Temos que ter a sensatez de ver onde erramos e onde o outro errou, para que não venhamos a cometer os mesmos erros novamente. Mas, sempre procuro aproveitar o que foi bom, o aprendizado, etc. O meu ultimo relacionamento, meu companheiro me vez ter uma imagem muito melhor ao meu respeito e sei que gerei melhorias nele também. Enfim, não deu certo, mas, trago comigo as marcas boas!! E as ruins, q o tempo leve…E que venha um novo amor…

  178. linny paiva disse:

    adorei o texto.. deixem eu resumir minha historia..por 3 anos e meio namorei um rapaz..1 ano mais novo que eu , tipo nerdzinho, lindo, meigo, romantico..me apaixonei perdidamente..parecia dessas bobonas sabe.. perdoava todos os deslizes pois pebsava. que o modo com agia era por inexperiencia..ria de todas as piadas pobas dele, e ele me falava coisas que qlqr mlr gostaria de ouvir.. falava que eu era unica e assim me senti… cuidei, ensinei como ele deveria tratar uma mulher, ensinei a andar arrumado, tdo que toda pesdia apaixonada faz.. ate que apareceu uma coroa ben mais velha e tudo mudou.. o meu nerd apaixonado se revelou um cara frio.. e em 1mes aprontou, mentiu pra mim… e no fim de tudo disse que nao me amava e que era mais feliz com ela do que cmgo. é meus amores, hj faz 2 semanas q ele me deixou… to sofrendo e muito..mas to tirando a conclusao que não errei em amar de mais e sim em achar que seria amada da mesma maneira.. e me perguntando se ele pelo menos pensa em mim quando vai ver filme aos domingos?( ja que era nosso programa favorito). rezo pra esquecer..mas as snsaçoes que ele me dava acho que nunca vou sentir por mais ninguem.

  179. Thais disse:

    Olha, de uma certa maneira eu gostei muito do texto. Mas, sinceramente, ao invés de tentar ser inesquecível para o meu ex, prefiro muito mais ser boa o suficiente para que a minha próxima relação seja pra sempre!

  180. Kátia Rodriguês disse:

    Ama é mas uma coisa que tenho em mim é dificil esqueçer alguem e partir por outro mas é bom quando o outro teama e te valoriza do que aquele que nada vez em seu favor

  181. Rita Monteiro disse:

    Acho que eu sou a inesquecivel que deu certo e ele tbm, kkkkkk . Namoramos qdo eramos bem jovens ele 23 e eu 19 . Eramos assediados e imaturos , nao tinhamos condicoes de assumir verdadeiramente o nosso relacionamento. Mas nos amamos muito.Passaram-se 30 anos , eu tive 2 relacionamentos nesses 30 e ele tbm , jamais imaginei reencontra-lo ate pq eu sai do Brasil , por 16 anos desses 30, mas o destino nos colocou frente a frente novamente e hoje estamos celebrando esse amor com mais maturidade e esperancosos por nos casarmos!!! Somos os ex inesqueciveis da vida um do outro!!!

  182. loida gabryela perez disse:

    Oi meu nome e gabryela perez eu quero q meu ex volte pra mim eu ja fiz de td e nada o nomw de ele e victor jorga e meu eex

  183. Ellem disse:

    Eu tive um relacionamento durou pouco tempo cerca de 1 ano e meio, tive que deixa-lo porque não era feliz à pesar que o amava, após 1 ano ele casou de novo tem dois filhos, se passaram 11 e ele ainda continua falando que se pudesse voltar ao passado arrumaria o que ele fez de errado, e que se arrepende por não ter me feito feliz, e ainda diz que feliz é o homem que casar comigo rsrsr, porque sou solteira opção que fiz para poder estudar no momento! Queria saber o que leva a pessoa se arrepender!

  184. Acredito que minha ex será inesquecível também, mesmo prestes a casar com outra pessoa ainda sinto uma saudade imensa e claro que me pergunto: Porque não deu certo e eu tenho as respostas.

  185. Naty queyrii disse:

    Naty
    Hoje sou casada tenho dois filhos e estou bem com meu marido, apesar de algumas vezes não me sentir feliz em detetminadas situações de convivência. Recentemente tenho tido contato através das redes sociais com meu ex-namorado.Detalhe eu solicitei amizade com Ele pois já se passaram 18 anos que não tínhamos nenhum contato, confesso que nunca o esqueci e que o que vivemos juntos foi um namoro de adolescente porém muito marcante para nós. Enfim nossa relação acabou e cada um seguiu suas vidas em cidades diferentes. Ele também está casado tem um filho e aparentemente está bem no seu relacionamento. Conversamos de vez em quando por mensagens, ele responde a tudo que posto com bastante carinho. Em nenhum momento falamos claramente o que ainda sentimos um pelo outro… se é que ele de fato sente alguma coisa… as vezes não postamos nada um para o outro. Porém sempre que vejo seu perfil ele também tem visto o meu… Moramos em Estados diferentes do Brasil. Enfim é um sentimento tão bom o que sinto por ele, as vezes até dói de tanta saudade e desejo de está com ele. Mas também sei que nossa relação ja passou ou não… o fato é que estou bem presa no meu relacionamento por várias questões :respeito, religião, família, temencia a Deus. Desabafar de alguma forma pois isso é um segredo só meu.

  186. Alina disse:

    hoje eh tao dificial achar Homem com H maiusculo. aquele que te faz querer ele p sempre.
    So conheci merdas. No começo, principes… Depois umas bostas. Qd o cara ja ta mais velho e passou por varios namoros fuuuuujaaaa. Se n prestou o nenguma, n vai prestar p vc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s