Como amar segunda-feira como se fosse sexta

MERGULHO

Não me lembro exatamente quando isso começou, mas já faz algum tempo que eu adoro segunda-feira. É o meu Réveillon semanal, é o dia que dá para começar tudo de novo, planejar, fazer diferente o que não deu certo – ou não deu tempo – na semana anterior. Como fazer isso? Mudando a forma de se relacionar com esse dia, que eu, você e todo mundo aprendeu a detestar na primeira vez que o despertador tocou às seis da manhã para a gente ir à escola. (Vou ter que nascer de novo para entender por que as aulas começam tão cedo.)

O fato é que dá para desestruturar a segunda-feira de uma forma que ela nunca mais tenha cara de segunda-feira. A vida fica bem mais fácil e a semana passa muito mais rápido.

A primeira providência é não fazer mais nada que seja chato. E eu não estou falando de trabalho – se o seu é chato, o problema é o trabalho e não a segunda-feira. São as contas a pagar, o supermercado, o dentista, a lavanderia, a vistoria do carro. Ufa! A gente deixa tudo para segunda porque é o dia universal de resolver problemas. É? Quem disse? Mude sua agenda. Programe-se para fazer isso a partir de quarta, por exemplo.

Dieta? Volta à academia? Esqueça. Não tem nada mais clichê e com cara, cheiro e suor de obrigação do que fazer isso. Por que não num sábado ou mesmo num domingo? Um estudo inglês mostrou que as pessoas que começam a dieta nesses dias têm uma visão mais clara do que querem e se comprometem mais com suas metas. Quem já não caiu na armadilha da segunda? É o dia do choque. Na terça, a dor de cabeça da abstinência já está melhor, mas quarta você fica estressada no trabalho e acha que merece afundar no sofá com uma pizza inteira. Já era.

Mas além de se livrar dos pepinos e obrigações desse dia, o truque é recheá-lo com coisas bacanas. Acorde cedinho, dê uma volta de bike ou faça uma caminhada no parque. Mora perto na praia? Corra lá, dê um tchibum e fique 10 minutos secando ao sol e se enchendo de energia. Acordou com preguiça? Ok, não saia na cama, se alongue como um gato preguiçoso, desperte o corpo devagarinho com uma música que a deixe feliz. Leia um capítulo de um livro. Assista a um vídeo de humor. Fique na cama namorando o namorado. Chegue atrasada. O importante é começar a segunda com algo que você só se permitiria se fosse fim de semana.

Marque um almoço com uma amiga que você não conseguiu ver no fim de semana. Vá ao shopping e compre aquela roupa que precisa para a festa da próxima sexta. Faça uma massagem.

E termine a noite na mesma vibração. Durante dois anos, acho, eu bati ponto toda segunda à noite num restaurante simpático, descolado, onde eu já conhecia todos os garçons pelo nome. Peça uma tacinha de vinho – ou duas, dieta zero na segunda, lembra? Não há melhor maneira de começar uma semana do que dando umas boas risadas em boa companhia e num lugar que você tem tratamento VIP.

Sozinha? Vá ao cinema – já fiz isso várias vezes. Ou aproveite para colocar aquela conversa em dia pelo Skype com a sua avó que mora em outra cidade. Você irá para a cama com a sensação de que segunda é um dia tão legal quanto um sábado. E quem disse que não é?

Siga a página do blog no Facebook https://www.facebook.com/mpjota

Sobre mariliz pereira jorge

Sou jornalista, moro no Rio, mas vivo com um pé – e metade do coração – em São Paulo, onde morei até maio de 2012. Adoro o cheiro do aeroporto, de andar em calçadas desconhecidas, de ouvir línguas que não entendo! De dançar até as pernas cansarem e de dar risada até a barriga doer… Não vivo sem Coltrane, cerveja gelada e sorvete no inverno. Adoro gente. Adoro tentar entender as loucuras da alma. Da minha e dos outros. E gosto de transformar isso em palavras, em frases e histórias. Hoje, sou colunista da Folha de S.Paulo, da revista GQ, roteirista de TV e dona do meu nariz. Todo conteúdo publicado no blog é de minha autoria. Fui editora da Folha de S.Paulo, da TV Globo, das revistas Women’s Health e Men’s Health, repórter de Veja, além de ter contribuído para veículos como O Estado de S.Paulo, revistas Nova, VIP, Viva Saúde entre outros. Dei minhas voltinhas no mundo da publicidade, produzindo conteúdo para Brastemp, Consul e Itaú.
Esse post foi publicado em Coisas da vida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Como amar segunda-feira como se fosse sexta

  1. Mariliz, adorei!! Tenho a mesma impressão sobre o “reveillon semanal”, costumava dizer que segunda é um “mini ano-novo”… mas eu adoro resolver os pepinos na segunda, me faz sentir mais produtiva, hehe. Adorei as sugestões!
    Bjs!

  2. Mariliz, conheça o meu blog: http://www.panicmonday.com.br >> publico poesias toda segunda-feira, dentro desse mesmo conceito. 🙂 Abs!

  3. Mariliz
    Primeira vez que entrei no seu site……….
    mas já posso dizer que te adorooooooo
    nossa amei sua linguagem,o jeito que fala das coisas.
    era o que eu estava precisando para dar mais vida e graça a minha vida.
    mil bjs
    Angela

  4. Estou apaixonada pelos textos, muito bons!!

  5. carolina disse:

    Mariliz,só de ver o titulo fiquei entusiasmada em ler! Adorei cada linda do texto e a energia como ele foi descrito. Pena que acordo as cinco da manhã e não posso de jeito nenhum chegar atrasada rsrs.

    Parabéns ótimo blog;

    • mariliz pereira jorge disse:

      Obrigada, Carolina! Mas vc sai cedo do trabalho? Aproveita o restante do dia!! beijossss e obrigada

  6. Rafaela Macedo disse:

    você é ótima !

  7. Lucas disse:

    Primeira vez que estou lendo e gostei muitooo! Beijos

  8. telma disse:

    Porque que o meu ex vivi comentando varias vezes a mesma foto da actual namorada para que eu veje? Preciso entender ajudem me por favor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s